Em virtude das chuvas registradas nas últimas horas em João Pessoa, que ultrapassaram a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec-JP) intensificou o monitoramento nas áreas de risco, com atenção especial às comunidades ribeirinhas e barreiras.
De acordo com o Inmet, a Capital está em alerta amarelo, com previsão de chuvas entre 30 mm a 60 mm/h (milímetros/hora) ou até 50 mm/dia, baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos. O alerta é válido até as 10h da sexta-feira (9), no entanto, até as 8h, a cidade já registrou mais de 100 mm de chuva em algumas áreas.
“O monitoramento dos rios e barreiras, especialmente, tem sido feito periodicamente, através das visitas in loco. Em relação aos pontos críticos, podemos enumerar com precisão o São José, o Alto do Mateus, o Róger – Comunidade Terra do Nunca – e as comunidades ribeirinhas do Complexo Beira Rio, sem esquecer do Km 19, da BR 230”, enumerou o coordenador da Defesa Civil, Kelson Chaves.
Ele ressaltou que, apesar do índice pluviométrico em algumas áreas, a Compdec-JP não registrou ocorrências graves. “O Sistema Municipal de Defesa Civil vem realizando um trabalho preventivo para oferecer bem-estar às pessoas – especialmente as que moram em áreas de risco –, de modo que os transtornos sejam os mínimos possíveis e a integridade das pessoas seja preservada”, afirmou Kelson Chaves.
O coordenador da Defesa Civil reforçou que algumas medidas de segurança devem ser adotadas em caso de chuvas fortes, como evitar o uso de eletroeletrônicos ao relento, evitar o abrigo sob árvores e abandonar imediatamente locais de risco a qualquer de sinal de anormalidade e informar a Defesa Civil pelo WhatsApp 9.8831-6885, que funciona 24 horas.
Operação Inverno – Desde de fevereiro a Prefeitura de João Pessoa vem realizando a ‘Operação Inverno’, que consiste em uma série de ações preventivas para reduzir os danos causados pelas chuvas. Entre as atividades realizadas continuamente estão a limpeza de galerias pluviais, limpeza e desassoreamento de rios, além da ação de desobstrução de todos os pontos de alagamento da cidade.
O Plano de Emergência da Prefeitura de João Pessoa conta com oito equipes da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), quatro equipes da Defesa Civil e três equipes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semam). Além de todo efetivo da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) e até 1.000 agentes de limpeza da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur).
Precipitação nas últimas 24h (até as 8h)
Tambauzinho: 101,4 mm
Manaíra: 90,8 mm
Centro: 90 mm
Cuiá: 87 mm
Cristo: 82,4 mm
Grotão: 74,4 mm
Fonte: Cemaden
Fonte: Polêmica Paraíba com paraiba.com.br
Créditos: Polêmica Paraíba