O governo do estado divulgou neste sábado (15) a sua mais nova classificação do Plano Novo Normal, que traz a análise situacional e evolutiva da pandemia do novo coronavírus no Estado. Esta é 25ª avaliação, e ela traz um dado preocupante: 153 municípios foram classificados como bandeira laranja, quando é recomendada a restrição de mobilidade. No levantamento anterior, apenas 14 dias atrás, esse número era de 14.
Campina Grande é um desses municípios. Recentemente, os dados hospitalares da cidade tiveram uma piora e o prefeito Bruno Cunha Lima (PSD) precisou editar um novo decreto municipal com novas medidas restritivas.
Não só isso, houve o aumento também de cidades em bandeira vermelha, quando é recomendado o impedimento da mobilidade. No levantamento anterior, não havia cidades nessa condição, mas na avaliação de hoje, esse número passou para 10. São elas:
Cacimba de Areia, Poço Dantas, Santa Inês, Santa Teresinha, São José do Bonfim, São José dos Cordeiros, São Mamede, Teixeira, Uiraúna e Vista Serrana.
Na avaliação publicada hoje, 60 municípios estão em bandeira amarela, quando a recomendação é a redução da mobilidade (era 209 na avaliação anterior), e nenhuma em bandeira verde, quando não há recomendação (mesmo valor que há 14 dias).
Essas condições passam a valer a partir da próxima segunda-feira (3) e devem nortear o governo do estado para um novo decreto com medidas restritivas para conter o avanço da Covid-19. O atual decreto é válido até a próxima quarta-feira (19).
Clique aqui e confira a relação de municípios em bandeira laranja.
Clique aqui e confira a relação de municípios em bandeira amarela.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba