Foi solto na manhã desta sexta (31), Eridan Constantino Monteiro. Eridan estava preso há 7 anos no Presídio PB1, em João Pessoa, mesmo sendo inocentado de um crime e com um alvará de soltura expedido desde 2013. Após ação dos advogados criminalistas Thiago Melo e Joallyson Guedes, a justiça analisou o caso e extinguiu a pena de Eridan. Na expedição do alvará de soltura, o juiz Carlos Neves explicou que ao analisar o processo não consta o Acórdão que absolveu o apenado em 07.05.2013, de maneira que o processo continuou tramitando normalmente.
Entenda o caso:
Tudo começou em 2012, quando ele foi preso acusado de latrocínio. Foi julgado e condenado a 23 anos de prisão no juízo de 1º grau, em 2013, por um crime que garantia não ter praticado. Um recurso foi impetrado pela defesa à época foi um defensor público ao TJPB, que o absolveu, por unanimidade, por falta de provas. Eridan mora no bairro de Mandacaru, na Capital.
A corte comunicou a decisão e solicitou a expedição do alvará de soltura, conforme consta no site do TJPB datado em 07/05/ 2013. Porém, essa decisão demorou a ser cumprida, e Eridan mesmo inocentado do crime, continuou preso por 7 anos no presídio PB1, em João Pessoa.