abastecimento

Água da transposição do Rio São Francisco pode abastecer Grande João Pessoa, anuncia presidente da Cagepa - VEJA VÍDEO

De acordo com Marcus Vinícius Neves, a possibilidade é viável, graças à rede de adutoras existente na Paraíba.

Em entrevista ao programa Arapuan Verdade da Rádio Arapuan FM nesta sexta-feira (29), o presidente da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), Marcus Vinícius Neves, anunciou que a água do Rio São Francisco, que chega ao estado por meio da transposição, deve também abastecer a Grande João Pessoa.

De acordo com ele, a possibilidade é viável, graças à rede de adutoras existente na Paraíba.

“Nós estamos lançando nos próximos dez dias o edital da retomada da obra da TransParaíba, ramal Curimataú, que só aquele trecho, que sai de Boqueirão a Frei Martinho tem 189 km. Por que a gente não tem condições de trazer água de Acauã uma adutora até João Pessoa para trazer a água do São Francisco?”, disse o gestor.

O presidente explicou que a utilização da água do São Francisco na Grande João Pessoa deve acontecer com base no volume de chuvas na região.

“Não foi à toa que a gente deixou Boqueirão com aquela quantidade de água. Na hora que a gente não tiiver um inverno adequado, em fevereiro ou março, nós vamos pedir mais água do São Francisco para não haver transtornos. Estamos trabalhando para não haver emergências”, explicou Marcus Vinícius.

As águas da transposição desembocaram no açude Epitácio Pessoa, em Boqueirão, no dia 18 de abril de 2017, 41 dias após as águas do “Velho Chico” chegarem à cidade de Monteiro, na Paraíba.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba