O evento será promovido pelo Sindalcool-PB, que ressalta que “o uso do etanol é crucial para reduzir a pegada de carbono da frota, pois é a forma mais rápida de descarbonização”
O Sindicato da Indústria da Fabricação do Álcool no Estado da Paraíba (Sindalcool-PB) promoverá o evento “Agenda da Mobilidade Sustentável” no auditório do Eco Business, no bairro de Miramar, às 8h, nesta quarta-feira (24).
Este encontro será uma oportunidade ímpar para discutir e explorar as inovações na descarbonização e sustentabilidade, áreas críticas para o desenvolvimento do estado e do país. No ano em que celebramos 100 anos de produção de álcool combustível no Brasil, o presidente-executivo do Sindalcool-PB, Edmundo Barbosa, destaca: “Hoje, o álcool se destaca como a melhor opção para a descarbonização da frota veicular”.
O evento contará com a participação de renomados líderes políticos, incluindo o governador, o prefeito de João Pessoa e de Cabedelo, vereadores, deputados estaduais, secretários municipais e estaduais, além de convidados ilustres como o Dr. Plínio Nastari, diretor da consultoria agrícola Datagro e especialista no mercado de biocombustíveis; João Irineu, diretor de Compliance de Produtos da Stellantis South America, um dos maiores conglomerados automotivos do mundo; e o Dr. Sálvio Dino, assessor jurídico do Sindicanalcool -MA/PB e coordenador do Fórum de Educação Ambiental do Maranhão.
Também estarão presentes os empresários, diretores das usinas e produtores de etanol da Paraíba.
Segue abaixo a programação do evento:
8h00 – Credenciamento
8h30 – Abertura oficial: Dr. Gilvan Celso Cavalcanti de Morais Sobrinho, Presidente da Miriri Alimentos e Bioenergia S.A.
8h45 – Inovar para Descarbonizar
João Irineu Medeiros: Diretor da Stellantis South America, apresentará as iniciativas da indústria automobilística para a descarbonização da mobilidade
Erick Melo, Diretor do Polo de Inovação EMBRAPII: abordará as tecnologias de inovação para a mobilidade sustentável
Euler Macedo, Diretor do CEAR – UFPB e EMBRAPII: discutirá o papel da academia na pesquisa e desenvolvimento para a mobilidade sustentável
9h30 – Avanços das Cidades pela Sustentabilidade
André Agra – Auditor do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba: apresentará os desafios e oportunidades para o desenvolvimento de cidades sustentáveis
Cícero Lucena, Prefeito de João Pessoa: compartilhará as experiências de João Pessoa na promoção da mobilidade sustentável
Vitor Hugo Castelliano, Prefeito de Cabedelo: abordará as ações de Cabedelo para a mobilidade sustentável
Thiago Lucena, Vereador de João Pessoa: mediará o painel
10h30 – Agenda da Mobilidade Sustentável
Plínio Nastari, Diretor da Datagro: apresentará as tendências da mobilidade sustentável no Brasil e no mundo.
João Azevedo, Governador do Estado da Paraíba: discutirá a agenda da mobilidade sustentável no Estado da Paraíba
Sálvio Dino Júnior, Coordenador do Fórum de Educação Ambiental do Maranhão
Dados da descarbonização pelo etanol na Paraíba
A descarbonização da frota veicular refere-se ao processo de redução das emissões de dióxido de carbono (CO2) e outros gases de efeito estufa provenientes dos veículos em circulação que utilizam combustíveis fósseis e a substituição por biocombustíveis .
Segundo dados do Sindalcool-PB, em 2023, na Paraíba, foram usados 753.575.313 litros de gasolina, o que gerou 1.544.829 toneladas de CO2.
O etanol evitou a emissão de 406.425 toneladas de CO2, pois seu consumo foi de 328.242.654 litros. A entidade ressalta que o uso do etanol é crucial para reduzir a pegada de carbono da frota, pois é a forma mais rápida de descarbonização.
“Vivemos em uma era de avanços tecnológicos rápidos, onde a mobilidade e a sustentabilidade se tornaram palavras-chave. No Brasil, temos mais de 121 milhões de veículos, um número que cresce em mais de dois milhões a cada ano”, afirmou o presidente-executivo do Sindalcool.
Edmundo Barbosa continuou a falar sobre as emissões causadas pelos combustíveis fósseis. “A Paraíba conta com uma frota total de 1.593.744 veículos. O uso da gasolina e do diesel representa emissões superiores a três milhões de toneladas de emissões de CO2 em nossas estradas e ruas”.
“A melhor opção é o aumento da utilização do etanol no número crescente de veículos flex. A Paraíba conta com 755.292 veículos flex, que podem ser abastecidos só com etanol”.
O executivo voltou a destacar o papel do etanol na descarbonização. “Aumentar o uso do etanol na frota de veículos não é apenas uma opção econômica, mas também um passo crucial para a redução das emissões. A mudança para o etanol é mais do que apenas uma escolha econômica, é uma declaração de nosso compromisso com um futuro mais verde e mais sustentável”, finalizou Edmundo.
Fonte: Assessoria
Créditos: Polêmica Paraíba