Junho é um mês clássico de chuvas. Para as cidades que tem sofrido com a estiagem, o mês junino é sempre bem-vindo.
Apesar disto, o presidente da AESA, João Fernandes da Silva, afirmou que a transposição foi a “salvadora da pátria”. “Boqueirão recebeu muito pouca água de São Pedro. Recebeu água das chuvas no período da transposição, na chegada da água.”
Falando em transposição, houve o rompimento do canal no trecho de Custódia, em Pernambuco. Fernandes esclarece que é importante “começar a utilizar o sistema e fazer reparos necessários.”
Sobre as obras da Paraíba, o presidente da AESA diz que são necessárias caixas de descargas nos açudes de Camalaú e Poções “pois a realidade é outra”. As caixas auxiliam nos momentos de sangria destes açudes.
São 55 cidades que ainda se encontram na situação de racionamento de água. A falta de chuva em algumas cidades provoca esta situação.
A parceria do governo federal com o Banco Mundial, proporcionou empréstimo de cerca de 250 bilhões de dólares para investir na gestão de águas.
“Este dinheiro vem para estruturar a AESA, que tem que cuidar das águas da Transposição (Eixo Norte).” Segundo o presidente da AESA, a Capega tem receberá parte deste dinheiro.
Sobre política, João Fernandes diz que “somos animais políticos”, logo, permanecerá na política.
Fonte: A Redação
Créditos: Estagiária Érika Soares