Posse acontece no ano em que se comemora os 90 anos da primeira sessão ordinária Corte Eleitoral paraibana
A advogada e Doutora em Direito Maria Cristina Santiago (Kiu), tomou posse nesta segunda (26) como membro efetivo da Corte Eleitoral paraibana, na categoria jurista.
A cerimônia foi conduzida pela desembargadora Maria de Fátima Moraes Bezerra Cavalcanti Maranhão, presidente do TRE-PB, e transmitida ao vivo pelo canal oficial do TRE-PB no YouTube.
Maria Cristina Santiago prestou seu compromisso, prometendo desempenhar bem e fielmente os deveres inerentes ao cargo, e em seguida, assinou o termo de compromisso e posse, que acontece no ano em que se comemora os 90 anos da primeira sessão ordinária do Egrégio Tribunal Regional.
Em sua fala, Kiu destacou que “desde o início, acontecido em julho de 1932, a trajetória desta instituição é marcada pela coragem e protagonismo dos seus membros, que diariamente, ao longo dessas décadas, escolheram defender a democracia e o Estado Democrático de Direito.”
“Aceitando este desafio faço, nessa sessão de posse, o momento no qual reafirmo o compromisso com os princípios que me acompanham desde sempre: ética, impessoalidade, técnica, independência e justiça. São esses os princípios que também vão nortear o meu desempenho na função de juíza eleitoral na categoria jurista no TRE da Paraíba”, disse Kiu em outro trecho de seu discurso.
BIOGRAFIA
Maria Cristina Paiva Santiago é filha do procurador do Estado Sindulfo Santiago (in memorian) e da professora Maria das Graças Paiva Santiago. Tem dois filhos: Maria Thereza e Matheus.
Maria Cristina Paiva Santiago é advogada desde 1992, Professora do Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ), Doutora em Direito Civil, Mestre em Direito do Consumidor pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Especialista em Direito Processual Civil, pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Graduada em Direito pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB.
Autora de diversas obras jurídicas, Maria Cristina Paiva Santiago presidiu o IBDFAM-PB e hoje ocupa a Secretaria Geral da entidade. No Conselho Federal da OAB foi Membro Consultor da Comissão Especial de Direito da Família e Sucessões.
Fonte: polêmica paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba