O maior reservatório de água da Paraíba, o açude de Coremas, aumentou o volume de água durante o fim de semana e ultrapassou o índice hídrico de 20% de sua capacidade total, o equivalente a quase 120 milhões de metros cúbicos de água, segundo os dados de monitoramento da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa). A recarga hídrica registrada no manancial é consequência das chuvas na região.
Ainda de acordo com os dados, o volume de água acumulado no açude atualmente representa quase que o dobro comparado ao início do mês de abril, quando o reservatório tinha pouco mais de 64 milhões de metros cúbicos de água, cerca de 11% de todo o seu volume hídrico total. O manancial fica localizado na região do Sertão do estado e abastece uma população superior a mais de 300 mil pessoas. Antes das chuvas na região, o reservatório acumulava no mês de janeiro menos de 5% do volume de água total. O açude de Coremas tem capacidade para armazenar 591.646,222 milhões de metros cúbicos de água.
Mãe D’água
O açude Mãe D’água, que forma o complexo Mãe D’água/Coremas quando os dois mananciais estão transbordando, também aumentou o volume de água durante o fim de semana e atingiu a marca de 10% de sua capacidade total, ultrapassando o índice de mais de 57 milhões de metros cúbicos de água, do total 567.999,136 que pode acumular.
Fonte: Jornal da PB
Créditos: Jornal da PB