A Prática do ato de abuso e maus-tratos aos animais ainda é um problema muito grande na sociedade, pensando nisso a Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade contra os Animais (ASPCA) criou o Abril Laranja, como sendo o “mês de prevenção da crueldade contra animais”, com o intuito de conscientizar, sensibilizar e promover ações de conscientização e prevenção à crueldade contra os animais . A logomarca da campanha é um laço, no estilo de campanhas humanitárias diversas, cuja coloração é o laranja.
Nas redes sociais viralizou o compartilhamento do laço laranja que mostra a quantidade de pessoas que são contra a crueldade, mas para lutar contra isso não precisa apenas compartilhar o laço, para minimizar o sofrimento desses milhares de animais que são abandonados ou jogados em abrigos, é preciso que se faça algo concreto, como apoiar o trabalho de voluntários independentes e das organizações protetoras que lutam em prol da causa animal.
Uma dessas ONGS que lutam pela proteção do animal em João pessoa é a Missão Patinha Felizes, que tem a frente Andreia Medeiros. O grupo foi criado em 2015 e a ONG oficializada em 2016; sem nenhuma ajuda financeira do governo, a protetora Andreia que está gravida de sete meses trabalha com resgates de animais de rua, principalmente aqueles que estão à beira da morte, dando a eles todos os cuidados necessários. Hoje com 92 cães a ONG não tem sede nem abrigo e se mantem com algumas doações mensais. Você pode ajudar online através do link: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/pagamento-de-dividas-em-veterinarios .
No ultimo dia 07 de março, houve uma matança de cães no Sertão da Paraíba que chocou à todos, e chegou a ser assunto Nacional , Nas redes sociais, vídeos mostram muitos animais mortos em um local abandonado da cidade de Igaracy. Relembre o caso.
Após a “chacina” dos cães, Ativistas de ONGs de proteção aos animais e moradores de João Pessoa se concentraram no Busto de Tamandaré, em Tambaú, para uma mobilização contra a matança dos cerca de 50 cachorros na cidade.
De acordo com Andréa Medeiros, presidente da ONG Missão Patinhas Felizes, foram levados animais resgatados para mostrar que não é preciso de eutanásia. Além disso, um abaixo assinado foi repassado para recolher assinaturas dos manifestantes com o objetivo de solicitar uma audiência pública para esclarecer o que aconteceu na cidade de Igaracy.
Após recomendação do Ministério Público da Paraíba (MPPB), o prefeito da cidade, José Carneiro Almeida da Silva, exonerou José Carlos Maia do cargo de secretário de Saúde do município, o mesmo teria determinado a matança dos animais.
“A lei nº 13.426 de 2017 impede que haja a prática da eutanásia como meio de controle populacional de cães e gatos e a lei 9.605 de 1998 (conhecida pela lei dos crimes ambientais) proíbe expressamente os maus tratos contra animais, tipificando essa prática como crime. Para que essa medida aconteça legalmente existe a necessidade de laudos médicos veterinários, atestando a gravidade da doença em cada um dos animais submetidos à eutanásia, e ainda assim, só é autorizada se não houver tratamento clínico para cura da doença”
Clique aqui e conheça tudo sobre os Maus tratos a animais e as leis que os protegem.
Fonte: Suedna Lima
Créditos: Polêmica Paraíba