Desenvolvimento

VEJA VÍDEO: 'A pesquisa precisa derrubar os muros da universidade', Margareth Diniz fala sobre contribuições da UFPB para a sociedade

O jornalista Gutemberg Cardoso entrevistou no programa Master News da noite desta quinta-feira(09) a reitora da Universidade Federal da Paraíba, Margareth Diniz.

O jornalista Gutemberg Cardoso entrevistou no programa Master News da noite desta quinta-feira(09) a reitora da Universidade Federal da Paraíba, Margareth Diniz. Durante a entrevista ela falou sobre a realidade do ensino superior público no Brasil e a importância das Universidades Federais brasileiras para o desenvolvimento da sociedade.

Margareth iniciou analisando a situação social e econômica que o Brasil enfrenta e os efeitos causados pelo momento político nas universidade federais do país, segundo ela o país atualmente passa um momento gravíssimo de sua história quando se analisa as políticas públicas voltadas para a área da educação, mas ela afirmou que um grupo de universidade públicas mantém sua presença ativa em Brasília lutando por uma sobrevivência do ensino superior público no nosso país.

Questionada quais seriam as saídas que os acadêmicos brasileiros apontariam para a saído do Brasil da atual crise que é enfrentada, Margareth que este grupo de representantes que se encontra em Brasília já teria apresentado aos presidenciáveis brasileiros um conjunto de propostas voltadas para a defesa da educação pública no Brasil, mas também de outras áreas sociais que apesar de não terem relação direta com a educação perpassariam a vida dos estudantes e profissionais brasileiros.

A reitora também afirmou que os cortes nos investimentos na educação superior pública brasileira seria devido a adoção de medidas governamentais erradas que fariam que as instituições passassem a ter seus caixas comprometidos tendo de reduzir os investimentos públicos na pesquisa científica na nossa nação para que possam arcar com os custos da folha trabalhista criada pelo governo federal. Ela também afirma não enxergar um futuro próspero para o ensino superior brasileiro nas eleições deste ano de 2018 uma vez que a perspectiva atual é a da eleição de um congresso que não valoriza devidamente a existência das universidades federais assim como os pré-candidatos a presidência da República.

Margareth também falou sobre as contribuições que a pesquisa científica desenvolvida na UFPB estaria trazendo para a sociedade paraibana, ela falou sobre os institutos de pesquisa que estão ativos na federal voltados para pesquisas nas áreas de: Desenvolvimento da Paraíba, Fármacos e Medicamentos e Estudos e Materiais. ‘Não tem a menor graça ficar pesquisando apenas para desenvolver o nosso currículo lattes, ou contribui com a sociedade ou a pesquisa não serve de nada’, afirmou a reitora que garantiu que os estudos precisam ”derrubar” os muros da universidade e chegarem até a população civil. Ela deu exemplos de pesquisas na sua área de pesquisa que são desenvolvidas na universidade como o estudo sobre os usos medicinais da cannabis sativa(maconha), segundo ela outra planta que vinha sendo estudada a três décadas na universidade será convertida em um medicamento que poderá contribuir com o combate a diversas doenças da população brasileira.

https://www.facebook.com/Masterizando/videos/1873153412739924/

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba