Um grupo de estudantes passou a noite acorrentado à porta da reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Eles protestam contra a nomeação do professor Valdiney Veloso para o cargo de reitor da instituição. A nomeação no Diário Oficial da União (DOU) foi tornada pública nesta quinta-feira (6) e fomentou vários protestos de alunos, professores e funcionários.
O escolhido pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) foi o terceiro colocado na corrida eleitoral, com apenas 5% dos votos. O movimento do presidente segue a mesma linha do ocorrido em outras instituições. Em algumas, a escolha aconteceu fora da lista tríplice, o que contraria a Constituição. Uma plenária virtual foi puxada para esta sexta-feira (6), às 9h, para debater o assunto.
Ao se pronunciar sobre o tema, nesta quinta, o professor Valdiney buscou baixar a fervura. Disse querer uma universidade com maior discussão acadêmica e menos discussão ideológica. Os protestos tendem a ter continuidade.
Repúdio no Congresso
Nesta quinta-feira, a Frente Parlamentar pela Valorização das Universidades Federais, da Câmara dos Deputados, divulgou nota contra a nomeação. Confira abaixo:
Bolsonaro afronta comunidade acadêmica da UFPB
O presidente Jair Bolsonaro nomeou como novo reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) um nome da lista tríplice que não recebeu sequer um voto no conselho universitário, nessa quarta-feira (04/11). O ato presidencial desconsidera a decisão da comunidade acadêmica, coloca em xeque a governabilidade da instituição e representa uma afronta à autonomia universitária, prevista no artigo 207 da Constituição Federal.
A Frente Parlamentar pela Valorização das Universidades Federais repudia mais uma intervenção de Jair Bolsonaro que tenta impor, de forma antidemocrática e utilizando critérios escusos, dirigentes não aprovados no crivo da comunidade universitária. A comunidade acadêmica da UFPB elegeu a professora Terezinha Martins tanto na consulta eleitoral como nos Conselhos Superiores.
Brasília, 05 de novembro de 2020.
Alice Portugal – PcdoB-BA
Danilo Cabral – PSB/PE
Edmilson Rodrigues – PSOL/PA
Margarida Salomão – PT/MG
Túlio Gadêlha – PDT/PE
Fonte: Suetoni Souto maior
Créditos: Polêmica Paraíba