Educação

“A Funetec é respeitada por ser séria e célere”, diz doutor Dênio Mariz, em entrevista ao MangabaCast

Foto: Reprodução

O doutor em Ciências da Computação, Dênio Mariz, foi entrevistado nesta semana pelo MagabaCast. O podcast apresentado pelo jornalista Adelton Alves também contou com a participação do Superintendente da Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba (Funetec-PB), Anselmo Castilho. Durante o bate papo, o professor licenciado do IFPB e atual Diretor de Projetos de Tecnologia e Inovação, destacou a atuação da fundação junto às instituições federais de ensino e o apoio dado à iniciativa “Code – Programação para Jovens de Futuro” da Prefeitura de João Pessoa.

Na oportunidade, Dênio Mariz enalteceu o trabalho da Fundação de Apoio dentro e fora da Paraíba. “No meio acadêmico, a Funetec é muito respeitada por ser séria e célere, ou seja, as coisas andam lá. Quando é feito o convênio, a fundação paga as bolsas dentro do prazo e tem uma equipe capacitada”, afirmou.

Entre outros temas relacionados à ciência, tecnologia e inovação, o entrevistado também falou sobre o apoio da fundação ao projeto Code da Prefeitura Municipal de João Pessoa através das Secretarias de Educação e de Ciência e Tecnologia. “É um projeto cujo objetivo é levar para as escolas do ensino fundamental de João Pessoa o conhecimento de programação de computadores”, explicou.

Ele também enumerou os benefícios para os estudantes do 6º ao 9º do ensino fundamental. “É uma preparação para o mercado de trabalho, além de ganhar um pensamento mais organizado e mais sistêmico. Existe um conceito que estamos trabalhando nesse projeto que é o pensamento computacional”, afirmou Dênio Mariz, que também informou que o programa Code foi idealizado pelo secretário municipal de Ciência e Tecnologia, doutor Guido Lemos, e coordenado pela Secretaria de Educação.

As aulas do programa Code começaram neste mês de maio. O projeto tem o apoio da Funetec, que selecionou 100 professores com mestrado e doutorado, especialistas em programação e ensino à distância para atuar e como coordenadores pedagógicos.

“A gente consegue levar o capital intelectual para o mercado através dessa intermediação”, ressaltou Anselmo Castilho, superintendente da Fundação de Apoio.

Ao todo 10 mil alunos da rede municipal de ensino serão beneficiados pelo projeto Code, em João Pessoa. Os tutores são alunos da UFPB e do IFPB, que vão receber bolsa de R$700 para atuar na formação e orientação dos monitores. Estes, por sua vez, são alunos com direito a bolsa de R$300 para auxiliar os colegas de classe durante o curso.

Ainda durante o bate papo no MangabaCast, Anselmo Castilho, lembrou que o doutor Dênio Mariz é um dos 48 instituidores da Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba (Funetec-PB), criada em 1997 no IFPB (antigo Cefet) para dar apoio aos estudantes da instituição de ensino e que atualmente apoia mais sete instituições federais de ensino.

A entrevista completa, transmitida na noite de quinta-feira (18), pode ser conferida na íntegra através do canal do MangabaCast no You Tube.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba