250 ônibus

60% DA FROTA: ônibus voltam a circular na próxima segunda-feira em João Pessoa

O formato foi apresentado nesta quinta-feira (2) e tem como base o decreto da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que visa a redução dos riscos de contágio da Covid-19.

Os ônibus da Capital voltarão a circular na próxima segunda-feira (6), obedecendo a um novo protocolo sanitário, segundo a Superintendência de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP). O formato foi apresentado nesta quinta-feira (2) e tem como base o decreto da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que visa a redução dos riscos de contágio da Covid-19.

Conforme a prefeitura, para garantir o transporte de trabalhadores de serviços essenciais e dos setores que já retomaram suas atividades, será liberada a circulação de quase 60% da frota, o que corresponde a 250 ônibus.

A Semmob prevê que o número de veículos circulando será superior à demanda de passageiros, que hoje é de 45% do normal, de acordo com levantamento do fluxo de usuários. Além disso, a Semob-JP e o Sintur farão uma análise permanente para possibilitar os ajustes necessários.

Horários

Nesta primeira etapa, o transporte vai funcionar das 6h às 19h, de segunda a sábado. Aos domingos e feriados o serviço não estará disponível. Como medidas preventivas os ônibus irão circular com os passageiros sentados e até 12 em pé. Os usuários que estiverem em pé precisarão se posicionar conforme marcação feita nos veículos, obedecendo a distância padrão.

Os passageiros deverão utilizar máscara de proteção. A fiscalização será feita por agentes da Semob-JP e por meio das câmeras instaladas nos ônibus, podendo gerar advertência aos motoristas e multas às empresas.

Linhas – No total, 40 linhas estarão disponíveis para a população. Destas, 29 farão seu itinerário normal e 11 terão a rota modificada para atender a demanda de linhas que não irão retornar neste primeiro momento. É possível verificar cada uma delas e as alternativas de circulação neste endereço clicando aqui.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba