Acontece nesta terça-feira (07), em João Pessoa, o 27° ‘Grito dos Excluídas’, organizados por movimentos e partidos de esquerda. Com o tema “Vida em primeiro lugar” e o lema “Na luta por participação popular, saúde, comida, moradia, trabalho e renda já”, eles também devem protestar contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido).
De acordo com os organizadores, “o Grito é uma celebração nacional construída a partir das pastorais sociais e que coloca luz sobre a luta popular, direcionando ao centro do debate a voz das(os) esquecidas(os) pelos poderes e pela sociedade”, disse. A concentração será na Praça das Muriçocas, às 9h.
Segundo eles, “neste ano, haverá uma denúncia do que chamam de “desmontes que o governo Bolsonaro têm cometido contra o povo brasileiro: o retorno da fome como fenômeno político e social, o desemprego, o desmonte da saúde, a morte de mais de 580 mil brasileiras(os) pela negligência do estado, o desmonte na educação pública, a privatização das nossas empresas estatais, o extermínio do povo negro, LGBTQIA+”, disseram por meio de nota.
Além disso, devem se manifestar contra medidas que segundo eles prejudicam mulheres e os povos originários e contra “um estado de ataque profundo à nossa Democracia”. O ato será encerrado com uma carreata.
Confira a programação:
Abre-alas: Participação popular (eixos inclusos: democracia, soberania, desmonte do estado, militarização).
Eixo 1: Luta contra a carestia (eixos inclusos: trabalho, emprego, renda, soberania alimentar).
Eixo 2: Território (eixos inclusos: terra, território, moradia digna, direito à cidade).
Eixo 3: Saúde (eixos inclusos: saúde, SUS, vacina).
Eixo 4: Educação.
Eixo 5: Diversidade do Povo Brasileiro (eixos inclusos: violência contra a população negra, indígena, mulheres, LGBTQIA+, pessoas em situação de rua, imigrantes).
Eixo 6: Defesa dos serviços públicos.
Eixo 7: Meio Ambiente e Defesa da Vida.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba