história e honra

100 ANOS: Bombeiros Militares da Paraíba comemoram centenário e coronel relembra fatos históricos

 

Nessa quarta (07) o Coronel Jair Carneiro de Barros relembrou fatos históricos dos 100 anos do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB). Fundado em 9 de junho de 1917, a corporação começou com 30 homens da polícia  e foi ativada apenas com a missão de combater incêndios – devido a vários incidentes ocorridos um ano antes na capital do Estado.
Atualmente a cooporação conta com equipamentos com tecnologia que se equipara ao equipamentos de proteção da  Fórmula 1, diz Cel. Jairo. “Nós temos equipamentos de alta tecnologia, como o desencarcerador, uma tesoura hidráulica que corta até carro em poucos minutos. E esses equipamentos estão presentes em todos os polos de atendimento do estado, não só na capital”, completa ele. Ao todo são onze quartéis no estado atendendo à população.
Emancipação

Segundo Cel. Jairo a emancipação da coorporação em relação à Polícia Militar é um “anseio antigo”. Desde 2007, com a emancipação administrativa e financeira em relação à Polícia Militar, o CBMPB também vive um forte processo de expansão e modernização, intensificado nos últimos seis anos e meio, com o início desta gestão.

Serviços

 

Os serviços foram ampliados e hoje abarcam também o atendimento pré-hospitalar, a busca e salvamento (terrestre, em altura e aquática); além de atividades preventivas de fiscalização e de defesa civil.

Elas se dividem em seis Batalhões de Bombeiro Militar (BBM) nas cidades polos da Paraíba, dois Batalhões Especializados (Busca e Salvamento – BBS e Atendimentos Pré-Hospitalar – BAPH) localizados em João Pessoa; além de duas Companhias Independentes de Bombeiro Militar (CIBM) localizadas em Cabedelo e Catolé do Rocha; e uma Companhia de Bombeiro Militar (CBM) presente na cidade de Pombal.

 

Investimento e modernização

Conforme o Cel. Jair, desde 2011, mais de R$ 40 milhões foram investidos, através do Governo do Estado, na modernização do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB).

“Esses investimentos têm um significado importante para a corporação, que é o de acompanhar a modernização dos equipamentos tecnológicos e veículos utilizados nas ocorrências. Isso qualifica o serviço prestado à população e o Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba não podia ficar atrás dentro desse avanço”, destacou.

Segundo o coronel Jair Carneiro, o montante investido, ao longo da gestão, obedeceu a prioridades. Inicialmente foi atendida toda a parte de equipamentos de salvamento em altura, terrestre e aquática – incluindo embarcações, botes e motores.

“Também fizemos investimentos significativos na parte de atendimento pré-hospitalar, renovando praticamente toda a frota com viaturas do tipo resgate”, citou.

Conforme os dados do Corpo de Bombeiros, de 2011 a 2016, só em termos de viaturas, foram adquiridos, em média, 159 veículos, dentre os quais duas auto plataformas aéreas para o combate a incêndio, quatro ônibus, 18 reboques, nove viaturas do Tipo Auto Tanque para reabastecimento de viaturas de combate a incêndio – todos antes inexistentes na corporação.

A gestão atual também adquiriu 48 motos-resgate, oito carros tipo Troller para coordenadores que acompanham as operações, 24 ambulâncias, entre outras.

 

 

Fonte: Polêmica Paraíba