Com a vacinação dos grupos prioritários pelo Brasil, 10 dos 27 governadores das federações já tomaram pelo menos a 1ª dose da vacina contra a Covid-19, aponta um levantamento do Poder 360. A fórmula mais usada pelos mandatários é a CoronaVac (em 6 deles), incluindo João Azevêdo. Seguida dos imunizantes da Pfizer e da AstraZeneca, com duas aplicações cada.
O chefe do Executivo estadual mais jovem a receber o imunizante foi Reinaldo Azambuja (DEM), de Mato Grosso do Sul, aos 57 anos. Ele está no grupo prioritário por ter hipertensão, considerada uma comorbidade e recebeu a dose da AstraZeneca. O mais velho é Ronaldo Caiado (DEM), de Goiás, com 71 anos, que recebeu a CoronaVac.
O principal entusiasta da CoronaVac no Brasil, João Doria (PSDB), governador de São Paulo, foi vacinado com o imunizante produzido no Estado, pelo instituto Butantan, em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac. Wellington Dias (PT), do Piauí, e Rui Costa (PT), da Bahia, tomaram a vacina da Pfizer, recém-chegada no país.
O outro que recebeu a AstraZeneca foi Mauro Carlesse (PSL), chefe do Executivo de Tocantins. Fátima Bezerra (PT), governadora do Rio Grande do Norte, Renato Casagrande (PSB), do Espírito Santo e Belivaldo Chavas (PSD), de Sergipe, foram os outros que tomaram a dose da CoronaVac.
Fonte: Poder 360 e Polêmica PB
Créditos: Polêmica Paraíba