Assuntando com o velho amigo Gaubi, lembramos que, em uma movimentada Semana Santa do ano de 1989, Cajazeiras entrou definitivamente para a história geral do teatro religioso. Foi quando lá se apresentou a primeira Nossa Senhora com braço engessado, na peça “Paixão de Cristo”, encenada por moradores daquela cidade paraibana.
Tudo começou quando, através da Secretaria de Cultura do Governo da Paraíba, a mitológica “Galera do Mal” arrumou 50 mil cruzados novos para custear a peça. Porém, com o dinheiro em caixa, a turma cresceu os olhos, gastou 45 e sobrou somente 5 para a atração maior: a conterrânea Marcélia Cartaxo. Mesmo assim, a atriz, que na época fazia o maior sucesso no cinema como Macabéa, do premiado filme “A Hora da Estrela”, topou o cachê por amor à terra.
Então, com a grana curtíssima, viram-se forçados a compor o elenco entre eles. Em destaque, Gutemberg era José de Arimateia e Aguinaldo Cardoso, seu irmão, Judas – que na hora de se enforcar, foi um deus-nos-acuda, pois a corda puxou e quebrou o galho da árvore de uma vez, deixando o Iscariotes pegar 14 pontos na mandíbula. Leia mais.
Fonte: Os Guedes
Créditos: Os Guedes