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A “morfina” dos políticos em campanhas eleitorais – Por Nonato Guedes

Ocorre que o financiamento de campanhas políticas por parte de empresários possibilita uma relação incestuosa que é daninha ao sistema vigente no Brasil. 

O ministro paraibano Herman Benjamin foi pertinente ao colocar o dedo na ferida e expor o seu receio de que políticos com mandato em Brasília estejam tramando, nos bastidores, a volta do financiamento de campanhas eleitorais por parte de empresários. Foi através desse mecanismo que se institucionalizou no Brasil a prática do “caixa dois”, um artifício que se presta a mil e uma utilidades, entre as quais o enriquecimento próprio, como detectou o ministro paraibano com acuidade, ao ter contato com depoimentos, informações e subsídios originários da Operação Lava Jato. Benjamin comparou o financiamento empresarial a um “entorpecente”, do qual políticos dependem visceralmente. Ele tem razão. O financiamento empresarial é uma espécie de “morfina” para anestesiar candidatos e levá-los ao paraíso nas disputas eleitorais.

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Fonte: OS GUEDES
Créditos: OS GUEDES