Já está mais do que consolidado que a eleição deste ano tem algo muito diferente dos anos anteriores, ou seja, será algo realmente atípico, e isso podemos comprovar diante do que presenciamos neste sábado quando da plenária do Orçamento Democrático realizado na cidade de Campina Grande.
Sem a presença de políticos tradicionais por perto, quando de sua chegada, até o momento de fotos com os presentes, o governador João Azevedo mostrou um reavivar na sua popularidade. Na ocasião, as pessoas iam ao seu encontro de forma espontânea buscando demonstrar gratidão por tudo o que ele tem realizado pela Paraíba até agora.
Quem estava presente pode ver “com os olhos que a terra a de comer” um líder espontâneo, sem as amarras dos que lhe impediam de ter contatos com sua gente. De forma impressionante, a Paraíba pode ver uma festa apoteótica recheada de grandes investimentos para o desenvolvimento do Estado, e tudo com muita simpatia.
Esse é o João que há muito tempo era para estar no meio de seu povo!
A Paraíba sabe que o governador tem tido um comportamento emocionalmente equilibrado não se deixando envolver pelas acusações, e que tem procurado fazer o máximo para melhorar a vida dos paraibanos. Mas lhe faltava esse “timing” de sentir o cheiro do povo, de ter contato.
Ora, se o governador é oriundo de uma eleição democrática, é porque foi eleito com o voto do povo; e por qual razão afastaram João da população?
Mas na vida tudo serve de experiência e de ensinamentos. Talvez essa visita do governador para participar do Orçamento Democrático de Campina Grande, berço de grandes adversários políticos, tenha lhe servido para medir seu termômetro político, pois a partir de então daria para fazer uma reavaliação em suas estratégias políticas, o que foi bastante salutar.
Quiçá a partir de agora o governador João Azevedo pense em sair da sua clausura como gestor e passe a ir mais para as ruas ter um feedback da população, que é o que mais lhe interessa.
Esperamos que a partir deste cenário de calor humano recebido pelo governador em Campina Grande ele reveja esse conceito de estar a todo momento despachando no Palácio ou em sua residência oficial. O tempo agora é do povo, mesmo que despache nas cidades, mas com a presença da população, pois ficou mais do que evidente do quanto o povo que o vê mais próximo.
Pelo que presenciamos, podemos dizer que foi em Campina Grande mais uma vez que houve um “divisor de água” entre o João de Antes e o João de agora, pois temos a convicção de que com os gestos de alegria e satisfação do povo demonstrados na plenária, o governador João Azevedo a partir de agora não irá permitir que alguém lhe deixe distante da população. Podemos dizer que vimos o João do Povo, um político sereno que caminhava entre sua gente e se sentia feliz pelo reconhecimento de seu dever cumprido.
Que a liberdade abra realmente suas asas sobre João e que o governador não se deixe levar por algumas ideias mirabolantes de alguns de seus assessores, e continue indo para as ruas e não se permita mais ficar enclausurados dentro do Palácio da Redenção como desejam alguns, só para ficar despachando Ordens de Serviços para eles, e lhe deixando à margem de quem lhe tem admiração, o seu eleitor.
Como dizia um dos maiores políticos da história da Paraíba, Ruy Carneiro: “Forte é o povo”. Foi uma grande festa democrática e se o governador continuar com essa performance vista em Campina Grande ninguém lhe tira a reeleição.
Foi realmente incrível a quantidade de pessoas dos diversos municípios polarizados por Campina Grande que lhe aguardavam. João Azevedo deu um grande passo no que toca consolidar a sua reeleição, pois mostrou tanta força que sequer foi sentida a ausência de alguns protagonistas políticos da cidade de Campina Grande que pensam ser “donos” dos votos dos cidadãos da “Rainha da Borborema”.
Se algum político de Campina Grande, que pretende figurar na chapa do governador, tinha dúvida da aceitação popular de João Azevedo na cidade, depois deste encontro realizado na Escola Técnica Estadual, não haverá nenhuma novidade se ainda esta semana houver a confirmação de candidatura ao senado ao lado do governador João Azevedo. Quem viver, verá!
Fonte: Gildo Araújo
Créditos: Polêmica Paraíba