Eleições 2020

SEGUNDO TURNO EM JOÃO PESSOA! Voto nulo ou em candidato que não está na disputa adianta mesmo?! - Por Suedna Lima

Na corrida para o segundo turno das eleições municipais em João Pessoa o cenário político da capital anda meio que bagunçado e há quem diga que “diferente”. Os candidatos à PMJP, Cícero Lucena (progressistas), e Nilvan Ferreira (MDB), estão na luta em busca de alianças e apoios para conseguir obter um melhor resultado no dia 29 de novembro.

Este ano, nós tivemos 14 candidatos à prefeitura de João Pessoa, um número até alto comparado com os anteriores; e a verdade é que quanto mais candidatos, mais propostas e mais variedade para a análise e escolha do eleitor.

Após uma campanha que não foi muito diferente das outras, como esperávamos que fosse, devido a pandemia do Covid-19; no último dia 15, os eleitores pessoenses foram às urnas com um leque de propostas e uma escolha entre os 14 candidatos.

E, como vocês já sabem, dos 14 nos restam dois; e os outros 14? Quem eles apoiam? Com quem ficam?

Na verdade, os únicos candidatos que declararam apoio foram os candidatos Carlos Monteiro (REDE), João Almeira (Solidariedade), ambos para Cícero Lucena. A maioria dos candidatos mantiveram o silêncio e não se posicionaram (até agora), mas teve candidatos derrotados no primeiro turno pedindo para que os seus eleitores votem neles novamente, e também partido orientando os eleitores a votarem nulo no 2º turno.

A partir disso me vem o questionamento: de onde vem a ideia de pedir ao eleitor o voto em um candidato que não está mais na disputa pela prefeitura? Ou pedir que o eleitor vote nulo?

O cenário pode não ser dos melhores, mas a realidade é que dos dois candidatos, um será o prefeito da cidade. E, os eleitores precisam ir SIM as urnas. Os eleitores precisam votar e escolher um prefeito para gerir a nossa capital.

Wallber Virgolino (patriota) e Rama Dantas (PSTU), pediram para que os eleitores vão às urnas e votem nos seus números, como uma forma de “protesto”, mas o problema é que esse protesto não funciona!!!! Nós precisamos de um prefeito, e a escolha precisa ser feita, e quem faz a escolha?! Os eleitores!

O UP, que teve como candidato Rafael Freire, não pediu voto para si, mas pediu um voto nulo, que ainda assim na minha opinião não é o certo. Mesmo que não declare um apoio, o incentivo deveria ser para as pessoas irem às urnas e escolher sim um candidato para votar.

Infelizmente o momento político atual que nós vivemos no Brasil neste momento, (e já há um tempo não é tão legal), mas nós ainda precisamos escolher os nossos gestores. É importante que neste segundo turno os eleitores não só de João pessoa, mas de todas as cidades onde vai ter eleição se dirijam ao seu local de votação para votar em alguém e não para votar nulo ou até votar em alguém que não está na disputa, coisa que chega até a ser engraçado.

O resultado de uma eleição pode ser definido com a diferença de apenas um voto, e um voto consciente é importante, comparecer às urnas é o principal dever do eleitor, pois a escolha de cada um impacta na vida de todos, e o nosso principal direito é o poder de escolher o nosso candidato de forma livre sem a influência de A ou B. Não é por que o meu candidato do primeiro turno não ganhou que eu tenho que ir na urna e digitar o número dele (a) no segundo turno; isso não existe.

Analisar propostas, não se deixar enganar com propagandas, e escolher bem quem na sua opinião deve comandar sua cidade pelos próximos quatro anos. Consciência, é a palavra.

 

 

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba