Eleições 2022

SEGUNDA GALDINIANA: João, agora é João! – Por Rui Galdino


Meus amigos, minhas amigas, meus caros leitores. O cidadão João Azevêdo, é João Azevêdo, desde quando nasceu no bairro de Cruz das Armas na capital paraibana. Com o passar do tempo, João se tornou engenheiro e depois um grande técnico nas gestões públicas do ex-governador Ricardo Coutinho, até era chamado de 1º ministro, lembram? Pois bem, em 2018, Ricardo, com seu poderoso prestígio político, elegeu João, governador e no 1º turno.

João, que até então era apenas um excelente técnico, de repente se viu governador do estado e começou a administrar a Paraíba. Logo no início de seu governo, estourou a famosa Operação Calvário, com isso, João teve que se blindar para evitar problemas mais sérios na sua gestão que estava iniciando. Rompeu politicamente com seu “pai-político” Ricardo Coutinho e afastou do seu governo todos aqueles que estavam envolvidos na Calvário, decisão bastante difícil, pois, se tratava de aliados políticos, de gestão e que lhe ajudaram a se eleger governador.

Na verdade, os dois primeiros anos do governo de João, não foi nada fácil, além dos problemas da Calvário, surgiu também aquela famosa formação grupal de deputados estaduais ( grupo dos 7, dos 8, dos 9, dos 10, dos etc ), lembram, que pretendiam sugar o máximo possível do governo e até falava-se nos bastidores que poderiam cassar o mandato de João, via Assembléia, lembram? Foi outro período bastante difícil e complicado na gestão de João Azevêdo.

Depois veio a PANDEMIA do Novo Corona Vírus, que abalou o mundo, o Brasil e a Paraíba em particular. E mesmo contra os rompantes e investidas negativas do governo federal, João e o Consórcio de Governadores do Nordeste, conseguiram superar esse terrível desafio que vitimou muita gente em nosso estado, no Brasil e no mundo. E João, teve que enfrentar tudo isso, todos esses desafios ao longo de seu governo, sem esquecer de governar também a Paraíba e até então, conseguiu sair ileso, de cabeça erguida e mais polido, ou seja, de técnico-gestor, passou a ser técnico-político. Isso mesmo, João, além de cidadão, engenheiro, técnico e governador, aprendeu e passou a ser POLÍTICO!

Em plena pandemia, nas eleições municipais de 2020, João, apoiou e elegeu a maioria dos prefeitos do estado, se transformando num importante governador MUNICIPALISTA. Inclusive, ajudou a eleger o prefeito da capital Cícero Lucena, um importante aliado e parceiro político. Quando se imaginava que as coisas estavam se acomodando e voltando ao normal, eis que João começa a enfrentar graves problemas políticos de aliados, tudo isso, já visando às eleições estaduais de 2022.

Foi aí que começou a ocorrer vários outros rompimentos políticos, entre eles podemos citar: a perda de Efraim Filho e seu grupo; a perda de Veneziano Vital e seu grupo; a perda da vice-governadora Lígia Feliciano e seu grupo ( que depois voltou ); a perda pontual de alguns prefeitos e demais lideranças, etc… enquanto isso, o partido REPUBLICANOS se fortalecia e mesmo aliado de João, de vez em quando alguns, chantageava o governador, mas, ficou com o governador até então. Depois, tivemos as questões de quem seria o senador e o vice de João. Foi outro grande imbróglio! Mas João, também conseguiu superar, escolhendo a deputada Pollyanna Dutra, para o Senado e o jovem Lucas Ribeiro, para ser seu vice-governador. E foi assim, entre trancos e barrancos até a vitória final de João, que sacramentou a sua reeleição no último dia 30 de outubro, para mais um mandato popular.

Passado tudo isso e por questão de justiça, é preciso fazer alguns reparos. Nessa luta toda de João Azevêdo, alguns assessores do governador foram bastante criticados, inclusive, por aliados e fogo amigo, entre eles podemos citar: Tibério Limeira, Ronaldo Guerra e Nonato Bandeira. LIMEIRA, GUERRA e BANDEIRA, na verdade, foram e continuarão sendo os “anjos da guarda” de João. Enfrentaram calados e engolindo sapos ao lado do governador, desafios inimagináveis, mas, foram grandes escudos de proteção e orientação de João, no seu 1º governo e deverão continuar sendo no 2º governo.

João, ao lado da sua família, amigos e verdadeiros aliados, superou tudo e foi reeleito para mais um mandato. Creio que estava escrito! AGORA, JOÃO É JOÃO e vai governar para todos os paraibanos com mais tranquilidade, independência e liderança. Em virtude de todo o resumo que escrevi antes, João, por mais esforço que tenha feito, não conseguiu fazer um grande 1º governo. Fez uma gestão razoável e honesta. Agora, no seu 2º governo, sem pandemia, sem Bolsonaro, sem fogo amigo, etc, João, tem tudo para fazer um excelente governo e se consolidar como um grande líder político paraibano. Além disso, João, teve e terá ao seu lado outro importantíssimo escudo de proteção e sangue novo na política, o jovem LUCAS RIBEIRO, vice-governador eleito e futuro governador da Paraíba. Sem falar no apoio total da família RIBEIRO ( o guerreiro Enivaldo, deputado Aguinaldo e a senadora Daniella ). Parabéns João, pelo poder de superação e pela vitória. Boa sorte governador. VIVA A PARAÍBA… mesmo sem tradição política, AGORA, JOÃO É JOÃO! Haja coração!

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba