Opinião

Se houver candidaturas de Adriano e Veneziano em Campina só Romero sai ganhando - Por Rui Galdino

O problema, é que se houver uma candidatura do PSB ( Adriano ) e outra do PMDB ( Veneziano ), mesmo que se unam no 2º turno, deixará descontentamentos, etc, e o PSDB ( Romero ), poderá liquidar a fatura, vencendo a prefeitura mais uma vez. A princípio, o deputado Adriano, dizia que seria uma reserva de Veneziano, porém, os últimos fatos já sinalizam para um novo direcionamento e o PSB campinense já disse que não quer participar de 2016 apenas como coadjuvante, e que vai lançar candidato a prefeito SIM. Eis a questão !

vene e adriano

Caro deputado Adriano Galdino, não queira complicar o meio de campo !

Por Rui Galdino Filho

Meus amigos, minhas amigas, meus caros leitores. Uns dizem que a Paraíba é o estado mais politizado do mundo, outros dizem que é o estado mais  politiqueiro do mundo, pois, por aqui se faz política todo dia e o dia todo, mal termina uma eleição e no final das apurações das urnas, já começa a eleição seguinte. Será isso mesmo ? O que você acha caro leitor ? Existe alguma diferença entre ser politizado e ser politiqueiro ? Este é assunto para um próximo artigo em breve, pois hoje, vamos falar de outra coisa: A política ou politicagem da Rainha da Borborema, que no último dia 12 de outubro, comemorou 151 anos de emancipação política.

 

Pois bem, como já disse em artigo anterior, a eleição municipal de 2016, na cidade de Campina Grande, promete ser uma das mais eletrizantes e disputadas dos últimos tempos. Berço político da família Cunha Lima, da família de Enivaldo Ribeiro, da família Vital do Rêgo, da família do saudoso Raimundo Asfora e de tantas outras tradicionais famílias e grupos políticos, Campina Grande, sempre se destacou com a sua representação política e sempre foi e é, uma potência eleitoral nas campanhas estaduais, por isso, as eleições municipais são sempre acirradas e surpreendentes.

 

No entanto, fatos novos vem acontecendo na política de Campina, ou seja, o paulatino enfraquecimento político-eleitoral da liderança das tradicionais famílias locais, e a ascensão de novas lideranças, como o governador Ricardo Coutinho ( em virtude da força do trabalho e de um novo estilo de se fazer política ) e o deputado estadual Adriano Galdino ( por ser aliado do governador, presidente da Assembléia e um visionário daquela região ).

 

Eu disse recentemente em um dos meus artigos, e isso causou muito rebú e polêmica, que apesar do esforço e trabalho que o prefeito Romero Rodrigues, vem fazendo em Campina, só Veneziano, tinha condições plausíveis para derrotar o atual prefeito na eleição vindoura. Disse também, que o melhor vice-prefeito para uma composição com o “cabeludo”, seria o professor Fábio Maia ( presidente do PSB local ).

 

Disse ainda, que se Veneziano não for candidato, com todo respeito aos demais, Romero, venceria qualquer um outro concorrente. Acontece porém, que a credibilidade e o prestígio político-eleitoral do governador Ricardo Coutinho – PSB, tem aumentado a cada dia perante o povo de Campina Grande, e isso poderá ser um grande diferencial para a eleição municipal de 2016, naquele importante município. Por isso, não foi à toa, que o visionário e competente deputado Adriano Galdino – PSB, transferiu seu domicílio eleitoral para a Rainha da Borborema, com a intenção de sair candidato à prefeito no próximo ano.

 

O problema, é que se houver uma candidatura do PSB ( Adriano ) e outra do PMDB ( Veneziano ), mesmo que se unam no 2º turno, deixará descontentamentos, etc, e o PSDB ( Romero ), poderá liquidar a fatura, vencendo a prefeitura mais uma vez. A princípio, o deputado Adriano, dizia que seria uma reserva de Veneziano, porém, os últimos fatos já sinalizam para um novo direcionamento e o PSB campinense já disse que não quer participar de 2016 apenas como coadjuvante, e que vai lançar candidato a prefeito SIM. Eis a questão !

 

O fato, é que o deputado Adriano Galdino, não se sabe bem quais os motivos, já começa a “colocar as unhas de fora”, e já passa a acreditar que poderá ser candidato pelo PSB e vencer o prefeito Romero, no próximo ano. É o que disse, não foi à toa, que o deputado Adriano, transferiu recentemente seu domicílio eleitoral para Campina Grande ! Eu sei, que é um direito natural de cada partido lançar seus candidatos ao que quiser, no entanto, cautela e planejamento, é como caldo de galinha, não fazem mal a ninguém.

 

Com todo respeito que tenho ao deputado Adriano Galdino, acho que ele vai ou já está tumultuando o meio de campo da política campinense. Além disso, Adriano Galdino,   tem dito em recentes entrevistas e eu não consigo entender os motivos, que só não é o atual vice-governador por que não quis, ou seja, diz que Lígia Feliciano, só é a atual vice-governadora por causa do tempo de TV do PDT que o governador precisou para a eleição de 2014. Será verdade mesmo ? E se for, é preciso está dizendo estas coisas publicamente, uma vez que a eleição já passou, foram todos vitoriosos, estão governando com qualidade e são todos aliados. Sinceramente, eu não estou entendendo aonde quer chegar o deputado Adriano Galdino.

 

É bom lembrar ao deputado Adriano, que Lígia, não é apenas a vice-governadora do PDT, é também, uma médica e empresária de muito prestígio e competência e que também tem votos na cidade em que ele quer ser prefeito. Além disso, Lígia, é esposa do atuante deputado federal Damião Feliciano, aliado do governador e que também tem votos em Campina Grande, cidade onde Adriano, quer ser prefeito o ano que vem. Precisa o deputado Adriano, está dizendo estas “besteiras”, querendo diminuir os valores da nossa vice-governadora e criando animosidades sem a menor necessidade ?

 

Caro deputado Adriano Galdino, não queira complicar o meio de campo, eu sei que a presidência da Assembléia, deixa muita gente forte e aparentemente poderosa, porém, ela é passageira, e também tem deixado muitos no ostracismo. Calma !  Somos todos aliados, estamos todos no mesmo barco, navegando e trabalhando pelo futuro da Paraíba. Temos um governador trabalhador e honesto, temos uma vice-governadora, também trabalhadora, honesta, honrada, extremamente correta e leal ao nosso governador. Não precisa está dizendo que a Dra. Lígia, só é vice-governadora por causa do tempo de TV do PDT e por que o senhor não quis. Calma deputado, a Dra. Lígia, também tem a sua liderança, qualidades e merecimentos. Não queira complicar o meio de campo, pois, o que tiver de ser, será. Vamos devagar com o andor, por que o santo ainda é de barro.

 

Sinceramente, eu não sei o que está acontecendo com o deputado Adriano Galdino. Até parece que alguém lhe disse, com relação ao pleito de Campina Grande em 2016: ” Ou agora ou nunca ! Será que Adriano vai fazer de tudo para se eleger prefeito de Campina no próximo ano, inclusive, passando por cima de alguns correligionários ? Não acredito. Como presidente da Assembléia Legislativa, o deputado Adriano, está fazendo uma grande gestão e ajudando bastante o governador Ricardo Coutinho a gerir o nosso estado. Como deputado estadual, também tem sido muito atuante nas suas bases eleitorais e em toda Paraíba. Adriano, tem um discurso cívico em defesa da Paraíba e do nordeste brasileiro, dos mais contundentes e emocionantes. Sem dúvida, tem sido um grande guerreiro, um grande vencedor. Porém, com relação à Campina Grande, me parece que ele não está bem assessorado ou está com muita sede ao pote, e isto é muito perigoso politicamente. Calma deputado Adriano, pois, tudo tem sua hora e seu tempo e lembre-se que o tempo é o senhor da razão. Deixe de falar nessa história de VICE em 2014, pois, 2014 já passou. Olhar para frente é o melhor caminho, porém, com os pés no chão. Não queira complicar o meio de campo !