foto: reprodução da internet

Há uma igreja em Tambaú, hoje, um prédio bem contemporâneo em suas linhas arquitetônicas, dedicada a Santo Antônio de Lisboa, padroeiro local. Também conhecido como Santo Antônio de Pádua, estamos tratando de um dos santos mais amados da Igreja Católica. Relevante lembrar que Santo Antônio foi a denominação dada àquela área da Praia de Tambaú ocupada por uma pioneira colônia de pescadores.

Portanto, Praia de Santo Antônio. Nas redondezas, e erguido com térreo e mais dois andares, também recebeu o nome de Santo Antônio um dos primeiros edifícios de apartamentos – ele, de somente três andares -, da principal via da orla marítima pessoense. Voltando à igreja, ao passo que as cidades de Lisboa, capital de Portugal, onde nasceu Santo Antônio, e Pádua, na Itália, onde deu por finda a sua passagem pela Terra, brigam pela denominação do santo, ele se mantém, no caso, fazendo muito sucesso como de Lisboa, entronizado na igrejinha de Tambaú. Importante lembrar que há outras igrejas em João Pessoa que invocam Santo Antônio. A mais tradicional e histórica está no Centro Cultural São Francisco, na área central de João Pessoa.

Tem a de Santo Antônio do Menino Deus, no Jardim Cidade Universitária. Enfim, outras duas nominadas como de Santo Antônio de Pádua, uma no Geisel e outra, na condição de capela, no Jardim Boa Esperança. Convém frisar ainda que embora seja muito frequentada pelos habitantes da orla marítima pessoense, ela pode ser também considerada como um dos principais templos cristãos pessoenses no rol dos escolhidos pelos turistas católicos que chegam à cidade, para cumprimento de suas obrigações litúrgicas.

Isso pelo fato de ficar bem próxima a famosos hotéis e pousadas da praia e, além disso, da Feirinha de Tambaú e da Feira de Artesanato. Bela igreja a de Santo Antônio de Lisboa, em Tambaú, firmada como um templo católico adorável na capital paraibana.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: polêmica paraíba

Sérgio Botelho

Sergio Mario Botelho de Araujo Paraibano, nascido em João Pessoa em 20 de fevereiro de 1950, residindo em Brasília. Já trabalhou nos jornais O Norte, A União e Correio da Paraíba, rádios CBN-João Pessoa, FM O Norte e Tabajara, e TV Correio da Paraíba. Foi assessor de Comunicação na Câmara dos Deputados e Senado Federal.