Será que a “pomba da paz” vai reinar no PMDB da Paraíba a partir de hoje?
Por Rui Galdino Filho ( advogado e jornalista )
Meus amigos, minhas amigas, meus caros leitores. Daqui a pouco, vai acontecer a famosa e tão esperada reunião do PMDB paraibano. As expectativas são grandes, as especulações também, porém, ninguém tem condições de prever, o que realmente poderá acontecer nessa reunião de logo mais e suas consequências. Tudo poderá acontecer, inclusive, nada!
Algumas coisas eu já sei: 1º) Haverá muita segurança privada no local. 2º) Só e somente só, os “caciques” do partido, adentrará à sala de reunião. 3º) A imprensa só terá acesso antes e depois da reunião, pois, durante a reunião NADA DE INFORMAÇÕES. Todos ( imprensa, filiados, curiosos, etc ) vão ficar do lado de fora, aguardando o sinal da “fumaça branca”, como quem aguarda o nome de um novo Papa.
Ao contrário do que muitos pensam, quem vai presidir a reunião do começo ao fim, será o ex-governador, Roberto Paulino. Os senadores Raimundo Lira e José Maranhão, vão usar da palavra e defender as suas teses e encaminhamentos. Em seguida, será a vez dos deputados federais e estaduais, que também vão usar da palavra e dizer o que pensam. Depois, outros “caciques” da legenda, também vão usar da palavra e defender as suas teses.
O PMDB, chega na reunião dividido em TRÊS: Um grupo que deseja que o partido caminhe ao lado do governador, tendo em vista o acordo selado em 2014, e que segundo esse grupo, deve prevalecer. Um outro grupo, que deseja que o partido faça oposição ao governo do estado, baseado na continuação das principais alianças que foram feitas em 2016. E um outro grupo, que prega a união de todos para 2018, ou seja, querem oposição e situação juntos.
Como se observa, são três teses internas e completamente distintas, que estarão na pauta de hoje durante esta 1ª reunião. Digo 1ª, por que haverá outras, e outras e outras reuniões, até as vésperas das convenções partidárias do próximo ano. Hoje, NADA será resolvido, repito: NADA! Apenas, vão começar o 1º tempo do jogo, que terá um 2º tempo, 2 tempos de prorrogação e finalmente, a decisão em pênaltis, que só acontecerá, repito, às vésperas das convenções partidárias no próximo ano.
Até bem pouco tempo, os senadores Lira e Maranhão, vinham em tese, caminhando para uma grande colisão. Já imaginaram dois “aviões turbinados”, voando em sentido contrário, podendo bater de frente um com o outro, com todo o PMDB dentro dos dois “aviões”? Então, perceberam, que o estrago iria ser grande e resolveram sair da linha de colisão e reavaliar posições.
No avião do senador Lira, quem estava pilotando até então, era o deputado Veneziano, querendo uma colisão já! E no avião do senador Maranhão, quem estava pilotando até então, era o tesoureiro Antônio de Souza, dando uma de corajoso, porém, morrendo de medo de uma colisão entre os dois aviões. Digo até então, com relação aos dois pilotos, por que na reunião de hoje, novos peemedebistas deverão ser convocados para pilotar as aeronaves de Lira e Maranhão, no sentido de evitar a possibilidade de futuras colisões.
Esse é o PMDB, que briga, gera fatos, porém, não colide internamente! Além disso, dizem que o presidente Michel Temer, conversou com os senadores Lira e Maranhão, recentemente em Brasília, e pediu com todo rigor, paz e união dentro do PMDB paraibano e total alinhamento com o governo federal. Eis a questão!
Tudo isso e muito mais, será discutido na reunião de logo mais. Vamos observar, como vão se comportar TODOS, frente a frente, olho no olho. Na verdade, essa primeira reunião, vai ser uma espécie de lavagem de roupa suja dentro de casa. E cada um, vai lavar a roupa que sujou, e no final, todos vão desfilar com roupa limpa, fumando o cachimbo da paz.
Quem não se adequar, seja quem for, terá que deixar o partido no momento oportuno, pois, no final, o PMDB, marchará unido, seja para que lado for. O deputado federal Veneziano, ainda resiste e quer definições urgentes, porém, o PMDB, não tem urgência, pois, segundo alguns “caciques” do partido, quem tem prazo, não tem pressa. Esse é o PMDB velho de guerra!
Enquanto, o deputado Veneziano, ainda esperneia, o senador Lira, que é um cidadão paciente até demais, deverá reavaliar rumos. O senador Maranhão, também, igualmente a Lira, deverá reavaliar rumos. O tesoureiro Antônio de Souza, deverá ficar em silêncio por enquanto e vai fazer um curso de reciclagem. Os demais peemedebistas, vão ficar gravitando em órbita, aguardando os próximos acontecimentos, que serão muitos e acontecerão paulatinamente.
Finalmente, outros “caciques” de partidos diferentes, a exemplo do governador Ricardo Coutinho ( PSB ), do prefeito Luciano Cartaxo ( PSD ), do senador Cássio Cunha Lima ( PSDB ), da vice-governadora Lígia Feliciano ( PDT ), entre outros, vão ficar de OLHO, em tudo o que vai acontecer daqui pra frente com relação ao PMDB, pois, todos sabem da importância do PMDB, como aliado, para 2018.
Fonte: polemica
Créditos: rui galdino