cavalo passar selado

RAIMUNDO LIRA: Ricardo Coutinho e a sucessão em 2018! Por Rui Galdino

Então, tudo vai depender da conjuntura de 2018, porém, esse é o caminho, que será traçado entre os aliados do governador. Pela oposição, estarão esperando o cavalo passar selado: Cássio Cunha Lima, José Maranhão, Luciano Cartaxo, Agnaldo Ribeiro, entre outros. No entanto, pelo andar da carruagem, tudo leva a crer, que independente do candidato da oposição, o candidato do governador Ricardo Coutinho, à sua sucessão, será o senador Raimundo Lir

Ricardo Coutinho e a sucessão em 2018!

Por Rui Galdino Filho

ricardo-co535

Meus amigos, minhas amigas, meus caros leitores. Desde o ano de 2004, que venho acompanhando Ricardo Coutinho, na política paraibana. Prefeito duas vezes de João Pessoa e agora no seu segundo mandato de governador, Ricardo, vem realizando um grande trabalho em defesa da capital e do estado, gerando desenvolvimento e também mudando a maneira de se fazer política.

 

Como prefeito por duas vezes, foi o melhor gestor da nossa capital, de todos os tempos até agora. Outros prefeitos, também fizeram boas gestões, porém, nenhum melhor do que Ricardo, até então. Respeito as opiniões em contrário, mas, quando digo isso, tem gente que fica com raiva de mim. Tudo bem, porém, esta é a realidade nua e crua.

 

Como governador, agora no seu segundo mandato, Ricardo, mudou a maneira de se fazer política e revolucionou o desenvolvimento da Paraíba. O estado, é um antes e será outro depois de Ricardo. A Paraíba mudou e mudou muito para melhor! É claro que também tivemos bons governadores, no entanto, melhor do que Ricardo até agora, nenhum.

 

Quando digo tudo isso, estou falando de gestão. Capacidade de administrar a coisa pública com seriedade e zelo. Capacidade de com o pouco fazer muito. Capacidade de ter coragem para enfrentar desafios com criatividade e visão republicana. Capacidade de fazer agora, pois, o tempo é agora. Capacidade de realizar mudanças necessárias, sem temer as urnas, etc, etc, etc …

 

É verdade, que como ser humano, Ricardo, também tem seus defeitos e manias. Como político, também tem seus adversários. Tudo isso é normal. O que não é normal, é chegar no poder, e fazer pouco ou não fazer nada. O que não é normal, é chegar no poder, e só pensar em si e em meia dúzia de apaniguados. O que não é normal, é chegar no poder, e só pensar na eleição seguinte. O que não é normal, é querer ser um político profissional.

 

Pois bem, e Ricardo, não é nada disso. Por isso, ele é diferente, e tem sido o melhor governador da Paraíba. Aliás, foi considerado recentemente, o melhor governador do Brasil (Ibope/Estadão). Em dezembro de 2014, fui o primeiro paraibano a lançar o nosso governador para presidente do Brasil em 2018. Ao fazer isso, fui bastante criticado e me chamaram até de babão. Tudo bem! O tempo passou, e já existe a possibilidade concreta, de Ricardo Coutinho, ser candidato a presidente e/ou na pior das hipóteses, figurar como vice-presidente, em uma chapa competitiva para 2018.

 

Como presidente ou vice em 2018, quem vai ganhar com isso é o Brasil e a nossa querida Paraíba. Independente de posições políticas, o Brasil, precisa de gestores como Ricardo, no seu comando. A Paraíba e o Nordeste já conhecem Ricardo, no entanto, o desafio agora, é fazer com que o Brasil também o conheça. Somos um estado pequeno, por isso, temos esta dificuldade.

 

Mas, vamos supor, que o nosso governador em 2018, não dispute uma eleição a nível nacional. Então, ele poderá disputar uma vaga no Senado Federal e com certeza será eleito. No entanto, contrariando o que muitos pensam, acho, que se Ricardo, não sair para uma disputa a nível nacional em 2018, ele ficará no governo até o fim. Isso mesmo! Deverá concluir seu segundo mandato de governador e vai tentar eleger o seu sucessor.

 

Eis a questão! Ricardo sabe, que a Paraíba avançou muito e não deve correr o risco de retroceder. Por isso, repito: Ricardo, ficará no mandato até o fim e vai tentar eleger o seu sucessor. Mas, quem será o seu candidato à sucessão? A preço de hoje, eu vislumbro duas pessoas: o deputado estadual Gervasinho (PSB) e o senador Raimundo Lira (PMDB). Com relação à vice-governadora Lígia Feliciano (PDT), ela só será candidata à sua reeleição, se Ricardo, deixar o governo. É também, uma boa candidata e poderá surpreender.

 

Então, tudo vai depender da conjuntura de 2018, porém, esse é o caminho, que será traçado entre os aliados do governador. Pela oposição, estarão esperando o cavalo passar selado: Cássio Cunha Lima, José Maranhão, Luciano Cartaxo, Agnaldo Ribeiro, entre outros. No entanto, pelo andar da carruagem, tudo leva a crer, que independente do candidato da oposição, o candidato do governador Ricardo Coutinho, à sua sucessão, será o senador Raimundo Lira.

Fonte: polemica
Créditos: rui galdino