Não sou profeta, nem adivinhão, no entanto, tenho acompanhado atentamente os fatos políticos em nosso estado. Não sei por que, mas mesmo com toda esta pandemia do novo corona vírus e isolamento social possível, tenho tido a sorte de receber informações interessantes e até presenciar situações de bastidores inacreditáveis. Então, como já está decidido que haverá eleição este ano, nada melhor do que começar analisar, especular e esquentar a eleição municipal de João Pessoa.
Na verdade, os bastidores dos partidos políticos em nossa capital já estão pegando fogo! Essa história de FICAR EM CASA, por causa da pandemia, é conversa pra “boi dormir” para os que fazem política. Conversas, encontros reservados, mensageiros de um lado para o outro não param de circular. A contagem regressiva para fazer acordos e composições antes das convenções partidárias JÁ COMEÇOU! O problema é saber quem vai ser quem e quem vai ficar com quem nas eleições deste ano. Eis a questão!
A preço de hoje, a cidade de João Pessoa tem os seguintes pré-candidatos a prefeito: Ricardo Coutinho (PSB), Cícero Lucena (PP), Eduardo Carneiro (PRTB), Nilvan Ferreira (MDB), Walber Virgolino ( PATRIOTAS), Felipe Leitão (AVANTE), Ruy Carneiro (PSDB), Raoni Mendes (DEM), João Gonçalves (CIDADANIA), Anísio Maia (PT) e o futuro candidato(a) do prefeito Luciano Cartaxo (PV), que até agora não foi definido, mas que já tem quatro nomes no páreo: Diego Tavares, Socorro Gadelha, Daniela Bandeira e Edilma Freire, todos do Partido Verde.
Desse total, acredito que depois das convenções partidárias, só ficarão no máximo TRÊS candidaturas, pois, os demais pré-candidatos dos outros partidos irão se aliar com alguém na formação das futuras chapas. No final, deveremos ter uma candidatura de DIREITA, uma de ESQUERDA e uma de CENTRO, pois é assim, que a política e o eleitorado brasileiro e paraibano estão divididos atualmente. Até onde sei, teremos muitas novidades!
Respeito às opiniões em contrário, mas como este ano não vai ter fogueiras de São João, então, vamos começar a esquentar logo o tabuleiro de 2020 na capital. Iniciando pelo fato do prefeito Cartaxo, ainda não ter definido o seu candidato(a), me faz crer que haverá a união de todas as ESQUERDAS na eleição da capital este ano. Assim sendo, a grande surpresa é que poderão estar juntos PSB e PV ainda no 1º turno e no mínimo, uma MULHER estará na chapa. Além disso, o acordo das ESQUERDAS em 2020, deverá ser estendido para 2022. Não acredita? Anotem!
Com a possível união de todas as ESQUERDAS, o CENTRO, será transformado em CENTRÃO e deverá aglutinar todos os demais partidos desta linha de segmento político em torno da candidatura do ex-prefeito Cícero Lucena (PP) à prefeitura da capital. O vice-prefeito de Cícero, deverá vir de um possível alinhamento com os aliados do governador João Azevedo (CIDADANIA).
E finalmente, no momento temos três candidaturas de DIREITA, são elas: Nilvan Ferreira (MDB), Walber Virgolino ( PATRIOTAS ) e Eduardo Carneiro (PRTB). O deputado Eduardo, terá o apoio do vice-presidente Hamilton Mourão, que é do seu partido, o PRTB. O deputado Virgolino, espera contar com o apoio do presidente Bolsonaro ( sem partido ). E Nilvan, que vai lutar para atrair os bolsonaristas. Acredito que Nilvan, Eduardo e Virgolino, deverão conversar e se unirem em torno de apenas um nome, pois, não é interessante a divisão da DIREITA. É bom lembrar que na eleição presidencial de 2018, a DIREITA venceu em João Pessoa, ficando a ESQUERDA em 2º lugar e o CENTRO em 3º lugar. Até o próximo artigo que vem mais quente ainda. Aja coração!
Fonte: Rui Galdino
Créditos: Rui Galdino