PARAHYBA E SUAS HISTÓRIAS. Paraíba conectada - Por Sérgio Botelho

No dia 25 de maio de 1924, A União publicou anúncio da Hamburg Südamerikanische Dampf-schifffahrts Gesellschaft, informando da chegada, em Cabedelo, no dia 22 de junho, do vapor Tenerife. Segundo a propaganda, o vapor “sahirá depois da indispensavel demora, para Ceará, Tutoya, Maranhão, Pará, Lisboa, Leixões, Antuerpia, Rotterdam, Amsterdam e Hamburgo”. Passagens e fretes deveriam ser buscados na Kroncke, empresa alemã, em João Pessoa, que tanto negociava algodão quanto viagens. Na mesma página de anúncios, a Companhia de Navegação Costeira propagandeava “sahidas de Parahyba para o norte todos os domingos e para o sul todas as sextas-feiras”, salientando que “os vapores são providos de telegraphia sem fio”, a comunicação mais top daquele momento da história, do tipo online e instantânea. Para o Norte, os destinos eram principalmente Natal, Fortaleza, Maranhão e Belém. Para o Sul, Recife, Bahia, Rio de Janeiro, Santos, Rio Grande, Pelotas e Porto Alegre. De sua parte, a Companhia de Navegação Lloyd Brasileiro anunciava navios com destino à Inglaterra (Liverpool e Avonmouth), com escalas em Natal, Ceará, Maranhão, Pará, Porto-Praia, S. Vicente, Lisboa, Leixões e Havre. Outra linha para o Sul atingia Recife, Maceió, Bahia, Vitória e Rio de Janeiro. (Segundo cálculo que fiz, decorrente do anúncio, uma viagem para o Rio, em virtude das paradas, demorava 6 dias, sempre com a costa à vista). Também um “rápido e luxuoso paquete” da Lloyd fazia regularmente a linha Motevidéu-Pará, com parada em Cabedelo. Duas constatações: primeiro, a de que, na década de 1920 (aliás, desde 1917, com um cais de 178 metros e 1 armazém), o Porto de Cabedelo, que somente seria oficialmente inaugurado em 1935, já atuava com regularidade, mesmo que, precariamente; segundo, que a Paraíba, desde o início do Século XX, apresentava boas possibilidades de viagem para cima e para baixo, no país, e para o Exterior. Esses anúncios evidenciam a integração do estado às rotas comerciais e de transporte marítimo, com acesso ao mundo inteiro.

Foto de 1932, do Porto de Cabedelo, mostrando um vapor ancorado.

Sérgio Botelho

Sergio Mario Botelho de Araujo Paraibano, nascido em João Pessoa em 20 de fevereiro de 1950, residindo em Brasília. Já trabalhou nos jornais O Norte, A União e Correio da Paraíba, rádios CBN-João Pessoa, FM O Norte e Tabajara, e TV Correio da Paraíba. Foi assessor de Comunicação na Câmara dos Deputados e Senado Federal.