Tendo, nas proximidades, prédios icônicos, como o do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico da Paraíba (Iphaep) e o do ex-grupo Escolar Maria Isabel das Neves, e quase na esquina da mais que centenária Avenida João Machado, situa-se o Instituto Dom Adauto na Rua Coronel Antônio Soares, 631, em Jaguaribe. O histórico educandário tem origem como escola paroquial, em 1914, nos primórdios da João Machado. Na década de 1940, assumiu a condição de grupo escolar, já com o nome homenageando o ex-arcebispo da Paraíba, falecido em 1935.
Na época, recebeu ajuda importante de alguma gente de dinheiro, em João Pessoa, como foi o caso do empresário Antônio Soares, do Grupo Empresarial Soares de Oliveira, com origem na cidade de Caiçara. Desde a década de 1950 funcionou como escola confessional paga, vinculada à Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes. Já agora, mais perto no tempo, entre as décadas de 2010 e 2020, o Dom Adauto passou por apertos financeiros intransponíveis. Tanto assim que esteve para fechar. Por isso, desde 2022 que a escola vem sendo gerenciado num convênio entre Governo do Estado e Prefeitura de João Pessoa, passando a receber crianças dos 6 aos 14 anos, ou seja, do 1º ao 9º ano.
Durante sua existência, especialmente nas décadas de 1940, 1950, 1960 e 1970, várias gerações passaram pelas suas salas de aula e ainda mantêm vínculos com a instituição, manifestadas em encontros regulares que promovem. O Instituto Dom Adauto se constituiu em um dos pilares fundamentais no processo educacional pessoense, tendo sido cenário de eventos significativos e movimentos sociais, refletindo e moldando as mudanças na sociedade brasileira da época. A influência do Instituto Dom Adauto perdura até hoje, sendo um testemunho eloquente do poder transformador de uma educação de alta qualidade na formação de indivíduos conscientes e participativos.
Fonte: Sérgio Botêlho
Créditos: Sérgio Botêlho