Opinião

PARAHYBA E SUAS HISTÓRIAS E SEUS DELEITES: Praia das Cardosas - Por Sérgio Botelho

O Litoral Norte da Paraíba é pródigo em belezas naturais, especialmente em se tratando de suas praias, como é o caso da deslumbrante Praia das Cardosas.

PARAHYBA E SUAS HISTÓRIAS E SEUS DELEITES: Praia das Cardosas - Por Sérgio Botelho

O Litoral Norte da Paraíba é pródigo em belezas naturais, especialmente em se tratando de suas praias, como é o caso da deslumbrante Praia das Cardosas. O lugar é espetacular e sedutor, resguardado pela natureza em ambiente paradisíaco e quase selvagem.

O território onde se encontra a Praia das Cardosas, na Baía da Traição, faz parte da única reserva indígena potiguar devidamente reconhecida pelos organismos oficiais brasileiros (uma curiosidade, já que o rio-grandense-do-norte é quem é conhecido como potiguar), e simboliza séculos de resistência contra o desaparecimento físico e cultural dos povos originários do Brasil.

A preservação local faz parte da luta indígena pela proteção dos seus povos, junto com o que pode ser mantido de seus habitats naturais. Não há bares nem restaurantes nem pousadas por perto. Essa beira-mar existe no final da enseada que forma a Baía da Traição, bem próxima à barra do rio Camaratuba, na divisa com o município de Mataraca, podendo ser alcançada a partir da área urbana de Baía da Traição.

Na praia das Cardosas (que se refere a uma espécie de peixe) termina o sistema de falésias, belamente multicoloridas, com início na praia do Forte. Na área se encontra a Lagoa Encantada, que tem origem em fonte de água mineral, ideal para banhos, com águas cristalinas e vegetação nativa preservada.

A prática de asa-delta é muito utilizada na Praia das Cardosas, pela ventilação propícia ao esporte que o local possui; em cima das falésias, um local conhecido como Rampa da Praia das Cardosas é o ponto de partida para a prática do esporte. Beneficiado pelas boas ondas, o surf é praticado normalmente na praia.

Além disso, trilhas ecológicas, passeios pelo rio, kite surf, entre outros esportes náuticos, completam as delícias dessa maravilhosa praia do litoral da Baía da Traição.

Desse jeito, a Praia das Cardosas não é apenas um refúgio de beleza natural, mas também um símbolo de resistência cultural e preservação ambiental. Sua localização privilegiada e suas características únicas fazem dela um destino imperdível para os amantes da natureza e dos esportes ao ar livre.

Respeitando tudo isso, não deixe de visitá-la! E não esqueça de levar o que comer e o que beber, e de carregar de volta o seu lixo!

(A imagem foi copiada de vídeo postado no YouTube por frequentadores da Praia das Cardosas, praticantes de asa-delta)

Fonte: Sérgio Botelho
Créditos: Polêmica Paraíba

Sérgio Botelho

Sergio Mario Botelho de Araujo Paraibano, nascido em João Pessoa em 20 de fevereiro de 1950, residindo em Brasília. Já trabalhou nos jornais O Norte, A União e Correio da Paraíba, rádios CBN-João Pessoa, FM O Norte e Tabajara, e TV Correio da Paraíba. Foi assessor de Comunicação na Câmara dos Deputados e Senado Federal.