Opinião

PARAHYBA E SUAS HISTÓRIAS: Casa de Oração do conjunto carmelita, em João Pessoa - Por Sérgio Botelho

A parte do prédio do conjunto carmelita, em João Pessoa, que se vê na foto, mais recuado com relação à Igreja do Carmo, abriga a Igreja de Santa Tereza

PARAHYBA E SUAS HISTÓRIAS: Casa de Oração do conjunto carmelita, em João Pessoa - Por Sérgio Botelho

A parte do prédio do conjunto carmelita, em João Pessoa, que se vê na foto, mais recuado com relação à Igreja do Carmo, abriga a Igreja de Santa Tereza de Jesus da Ordem Terceira do Carmo e a Casa de Oração (a porta à direita), espaço destinado ao recolhimento dos membros da Ordem Terceira do Carmo, irmandade leiga ligada aos carmelitas, local de atividades religiosas e retiros espirituais.

A Casa da Oração é interligada à Igreja de Santa Teresa, permitindo fácil acesso entre os dois espaços. Contudo, a arquitetura da Casa de Oração é mais simples e austera em comparação com a riqueza decorativa da Igreja de Santa Teresa.

Durante bom tempo serviu de sede para o Instituto São José, fundado pelo Padre José Coutinho, carinhosamente conhecido como Padre Zé. A instituição tinha como missão acolher pessoas carentes, vindas do interior do estado, oferecendo moradia, alimentação e apoio.

Dessa forma, inicialmente dedicado ao recolhimento e à oração dos Irmãos Terceiros, acabou se tornando um local de acolhimento e caridade, refletindo o espírito de compaixão e serviço ao próximo do Padre Zé.

O conjunto carmelita de João Pessoa é importante testemunho da história da cidade e da presença da ordem carmelita no Brasil. A Igreja de Santa Teresa e a Casa de Oração foram tombadas pelo IPHAN em 1938.

O conjunto arquitetônico está localizado na Praça Dom Adauto, no Centro Histórico pessoense.

Fonte: Sérgio Botelho
Créditos: Polêmica Paraíba