Mais longe no tempo, o caminho aberto na atual João Pessoa rumo à fonte de Tambiá tinha o seu nome. Mas também havia quem chamasse o trajeto, já desde a entrada do Róger, como Estrada de Tambaú, o que acontecia por meio da região conhecida como Cruz do Peixe.
Na primeira metade do Século XX, no entanto, com a expansão organizada da cidade para norte e no rumo do leste, ficou conhecida mesmo como Avenida Tambiá. Juntamente com a rua das Trincheiras e a avenida João Machado, ao sul, a rua virou, naquela época de ouro da economia do algodão, endereço de ricos.
Hoje, a ex-avenida Tambiá recebe os nomes de deputado Odon Bezerra (entre a entrada para o Róger e a Praça Antônio Pessoa) e de Monsenhor Walfredo Leal (da Praça Antônio Pessoa à Praça Caldas Brandão/Praça da Independência). Mas quem são os homenageados que substituíram a referência à Bica do Tambiá.
O deputado federal Odon Bezerra, que viveu entre os anos de 1901 e 1949, nascido em Bananeiras, iniciou seus estudos de Direito na Faculdade de Olinda, mas os concluiu na Faculdade de Direito do Rio. Participou ativamente da Revolução de 1930, na capital paraibana, assumindo então cargos no governo estadual.
Na época, foi eleito deputado constituinte, tendo participado dos trabalhos de elaboração da Constituição de 1933, para, no ano seguinte, ser eleito para a legislatura ordinária. Governou o estado, na condição de interventor, por duas vezes: a primeira, em 1931 e a outra, em 1946.
Monsenhor Walfredo Leal, nascido em Areia (era tio de José Américo), existiu entre os anos de 1855 e 1942, sendo ordenado padre, na Itália, em 1880, juntamente com o primeiro bispo paraibano, Dom Adauto de Miranda Henriques, seu amigo de toda a vida, após estudos filosóficos e teológicos em Paris e Roma.
Exerceu o governo do estado em duas ocasiões: entre maio e outubro de 1896, e depois, no período de outubro de 1905 a outubro de 1908. Foi também senador, deputado federal e deputado estadual. As duas ruas guardam belo casarões ainda preservados.
Nas fotos, sequencialmente, os inícios da Odon Bezerra (vendo-se à esquerda o muro da Padaria Flor das Neves) e da Walfredo Leal (à esquerda, o prédio do antigo Grupo Escolar Epitácio Pessoa)..
Fonte: Sérgio Botelho
Créditos: Polêmica Paraíba
Sergio Mario Botelho de Araujo Paraibano, nascido em João Pessoa em 20 de fevereiro de 1950, residindo em Brasília. Já trabalhou nos jornais O Norte, A União e Correio da Paraíba, rádios CBN-João Pessoa, FM O Norte e Tabajara, e TV Correio da Paraíba. Foi assessor de Comunicação na Câmara dos Deputados e Senado Federal.