Duque de Caxias, Almirante Tamandaré, Visconde de Pelotas, Barão do Triunfo e General Osório são ruas e avenidas da cidade de João Pessoa que homenageiam figuras que lutaram na Guerra do Paraguai. Não há nenhum paraibano entre eles.
A Guerra do Paraguai aconteceu entre os anos de 1864 e 1870 resultando em 400 mil mortos (300 mil paraguaios e 100 mil brasileiros) e praticamente a destruição daquele país vizinho. Sobre a guerra em si, restaram lacunas históricas enormes a serem preenchidas, no campo das razões e práticas dos contendores, a envolver, ainda, Argentina e Uruguai, ambos ao lado do Brasil.
Milhares de jovens brasileiros foram obrigatoriamente convocados para a guerra, uma contenda que terminou matando milhares de crianças paraguaias vestidas de soldados, na fase final da luta. Duque de Caxias (Luís Alves de Lima e Silva), nascido no Rio de Janeiro, que dá nome à rua originalmente batizada de Direita, entre os conjuntos franciscano e jesuíta, no centro da cidade, embora não tenha granjeado prestígio histórico apenas por conta disso, foi o comandante geral do Exército Brasileiro naquela guerra.
Almirante Tamandaré (Joaquim Marques Lisboa), gaúcho, comandou a Força Naval Brasileira no início da guerra e é considerado comandante vencedor da famosa Batalha do Riachuelo durante o conflito, nomeando a primeiramente chamada de Avenida João Maurício (nome de um prefeito pessoense entre 1926 e 1928), da orla pessoense, depois dividida em Cabo Branco, Tamandaré, no espaço de Tambaú, e, na parte de Manaíra, permanecendo João Maurício.
Visconde de Pelotas (José Antônio Correia da Câmara), gaúcho, participou do último cerco a Solano Lopez, o ditador paraguaio, sendo homenageado com seu nome, na cidade de Parahyba do Norte, pela antiga rua da Cadeia, entre a Igreja do Carmo e o Ponto de Cem Reis.
Barão do Triunfo (José Joaquim de Andrade Neves), gaúcho, comandou tropas brasileiras em várias batalhas no território paraguaio, e dá nome à antiga Estrada do Carro, que hoje se estende entre a Praça Napoleão Laureano, no Varadouro, até a Praça Pedro Américo.
Enfim, General Osório (Manuel Luís Osório), gaúcho, comandou o I Corpo do Exército Imperial, na guerra contra o Paraguai, e nomeia a antiga Rua Nova, entre a Catedral e a Praça Venâncio Neiva, onde fica o Pavilhão do Chá.
(A foto é da avenida Almirante Tamandaré, em Tambaú, na atualidade)
Fonte: Sergio Botelho
Créditos: Polêmica Paraíba