Opinião

PARAHYBA DO NORTE E SUAS HISTÓRIAS: Rua Visconde de Inhaúma e Rua João Suassuna - Por Sérgio Botelho

O caminho urbano originalmente denominado Visconde de Inhaúma, no Varadouro, tinha início na atual Maciel Pinheiro

PARAHYBA DO NORTE E SUAS HISTÓRIAS: Rua Visconde de Inhaúma e Rua João Suassuna - Por Sérgio Botelho

O caminho urbano originalmente denominado Visconde de Inhaúma, no Varadouro, tinha início na atual Maciel Pinheiro (à altura da Praça Antenor Navarro), passando pela hoje denominada Praça XV de Novembro, e seguindo ao sul, terminando na rua Frei Vital.

Modernamente, no entanto, o trajeto da rua se resume ao trecho entre a praça XV e a Frei Vital. É que entre a Maciel Pinheiro e a praça, ela virou João Suassuna. Aliás, era no trecho perdido para Suassuna onde se registravam endereços importantes, ao menos do período republicano.

O Hotel Globo, em sua primeira versão, por exemplo, ficava ali, sendo um dia derrubado para alargamento da via. A Mútua Ideal, empresa de pecúlio com sede em São Paulo, estabeleceu-se ali. Na esquina com a atual Praça Antenor Navarro, pontificava o conceituado Lloyd Brasileiro, versão primeira, em nossa história, de uma agência de viagens poderosa, com vendas de passagens em paquetes e vapores com destino a capitais e cidades litorâneas do extremo norte ao extremo sul do Brasil.

Na outra esquina, a com a Maciel Pinheiro, o belo e sempre ocupado edifício da Associação Comercial da Paraíba. Também, uma atuante agência de leilões, sempre com itens relevantes, dirigida pelo irmão da Santa Casa, Orestes Brito. Ao longo da Visconde de Inhaúma fizeram história, ainda, a Repartição Geral dos Telégrafos, armazéns de compra e venda de mercadorias em geral, e serrarias.

Conforme aconteceu com toda a região do Varadouro, a transferência definitiva do porto para Cabedelo rebaixou bastante a atividade da Visconde de Inhaúma, e a nova denominação João Suassuna ao trecho já referido veio numa época de queda na importância da rua.

O homenageado, Visconde de Inhaúma, nascido Joaquim José Inácio, era português de nascimento, mas fez história na Marinha do Brasil, após a declaração da independência do país, em 1822. Chegou a ministro e secretário de Estado dos Negócios da Marinha, no período de 3 de março de 1861 e 24 de maio de 1862.

Foi Comandante-em-Chefe da Esquadra em Operações no Paraguai, na Guerra da Tríplice Aliança, substituindo o Marquês de Tamandaré. Por sua vez, João Suassuna governou a Paraíba entre 1924 e 1928, quando foi sucedido por João Pessoa, cujo assassinato, provocou a Revolução de 1930, em meio à qual Suassuna foi assassinado, no Rio de Janeiro.

Seu filho, Ariano Suassuna, era então uma criança de pouco mais de três anos de idade. Entre 2017 e 2018, oito casarões da Rua João Suassuna foram reabilitados, compondo, a partir de então, formoso casario.

Na foto de cima, a rua João Suassuna a partir da Praça XV de Novembro. Na outra, a Visconde de Inhaúma.

Fonte: Sérgio Botelho
Créditos: Polêmica Paraíba

Sérgio Botelho

Sergio Mario Botelho de Araujo Paraibano, nascido em João Pessoa em 20 de fevereiro de 1950, residindo em Brasília. Já trabalhou nos jornais O Norte, A União e Correio da Paraíba, rádios CBN-João Pessoa, FM O Norte e Tabajara, e TV Correio da Paraíba. Foi assessor de Comunicação na Câmara dos Deputados e Senado Federal.