Meus amigos, minhas amigas, meus caros leitores. Apesar de ainda está faltando 1 ano para as eleições do próximo ano, aqui na Paraíba os bastidores já estão pegando fogo. Por mais que os políticos profissionais digam, que no momento, a prioridade é combater a pandemia do covid-19, na verdade, na prática a realidade é outra, e só se fala em composições político-partidárias, em acordos, em somas, em legendas que sejam mais viáveis , etc, etc, etc… está um verdadeiro Deus me acuda!!!
E nesse frenesi todo, numa viagem que fiz a Brasília recentemente, acabei descobrindo algumas novidades que deverão acontecer na política paraibana no próximo ano. A primeira grande novidade é que o presidente Jair Bolsonaro ( ainda sem partido ), prevendo a sua reeleição, vai investir pesado no nome de 27 candidatos a senadores, um para cada estado brasileiro, visando eleger uma bancada mais sólida no Senado Federal, que possa lhe dar uma melhor sustentação política, num eventual 2º mandato, uma vez que Bolsonaro acredita piamente que será reeleito.
E sabe quem é o nome que está sendo preparado debaixo de sete chaves para ser o senador de Bolsonaro na Paraíba em 2022? Nada mais, nada menos, do que o ministro da saúde Marcelo Queiroga, que atualmente é filiado ao partido REPUBLICANOS, mas que deverá se filiar no futuro partido de Jair Bolsonaro. Assim sendo, Queiroga, ficará no Ministério da Saúde se cacifando até o período da desincompatibilização. Além disso, Queiroga, pretende sair ileso de todo esse fogo cruzado da CPI da COVID que o Senado está realizando, bem como, vacinar todos os brasileiros até o final da sua gestão e ajudar no que for possível, os municípios paraibanos na área de saúde. O homem vem forte!!!
Por outro lado, o presidenciável LULA DA SILVA (PT), tem dito que deseja que o ex-governador Ricardo Coutinho (PSB), dispute o Senado Federal no próximo ano. Assim como Bolsonaro, Lula, acredita que será eleito presidente em 2022, assim sendo, vai precisar também de uma forte bancada no Senado, e Ricardo, seria o Senador ideal pela Paraíba, para um eventual novo mandato presidencial de Lula. Ricardo me disse, que prefere disputar o governo do estado, principalmente, se for contra João Azevedo (CIDADANIA), porém, poderá também disputar o Senado, para atender o pedido de Lula.
Então minha gente, eis aí, dois prováveis candidatos ao Senado Federal que irão disputar a única vaga de senador nas eleições do próximo ano, Marcelo Queiroga e Ricardo Coutinho. Correndo por fora, temos também os nomes de Efraim Morais Filho (DEM), Bruno Roberto (PL), Aguinaldo Ribeiro (PP), entre outros que deverão aparecer. Como se observa, a disputa para o Senado na Paraíba será bastante acirrada e de acordo com o andar da carruagem da eleição presidencial, caso seja mesmo polarizada entre LULA X BOLSONARO, o troféu de senador eleito deverá ficar com MARCELO QUEIROGA ou RICARDO COUTINHO, porém, poderemos ter também uma 3ª via e novos rumos e nomes. Que venha 2022, haja coração!
Fonte: Rui Galdino
Créditos: Rui Galdino