opinião

OPERAÇÃO GALDINIANA 2: A hora e a vez de Adriano! – Por Rui Galdino

Foto: Reprodução

Meus amigos, minhas amigas, meus caros leitores. Existem dúvidas e inquietações nos bastidores da política paraibana sobre o destino político do governador João Azevedo. Alguns dizem que o governador ficará no governo até o final do seu mandato. Outros pensam diferentemente e acham que o governador vai se desincompatibilizar dentro do prazo eleitoral visando disputar uma das duas vagas para o Senado. Inclusive, o deputado estadual Tião Gomes (PSB), durante o evento de filiações partidárias de dezenas de prefeitos e demais lideranças ao partido do governador, o PSB, lançou recentemente o nome de João Azevedo para senador em 2026 e a acolhida foi muito boa. O deputado Adriano Galdino, que é um homem de palavra, também já disse que apoia João para senador.

E aí caro leitor, o que você acha? O governador João Azevedo, SAI OU FICA NO GOVERNO EM 2026? Eis a questão! O galdinista sempre previu que o governador João, VAI SAIR SIM no prazo eleitoral e será candidato fortíssimo a uma das duas vagas para o Senado da República. Com isso, em tese, quem deverá assumir o governo é o vice-governador Lucas Ribeiro (PP), assim sendo, ele terá o direito natural de disputar a sua própria reeleição. Ocorre que o galdinista já começou a sentir nas entrelinhas, que no ano de 2026 vamos ter grandes novidades na futura formação da chapa governista.

O fato é que já está sendo planejada uma operação política para 2026, que o galdinista vai batizá-la de OPERAÇÃO GALDINIANA 2, não com relação ao galdinista, mas sim, com relação a um outro GALDINO, esse filho ilustre de Pocinhos, chamado ADRIANO GALDINO, deputado estadual mais votado na eleição de 2022 e que através da OPERAÇÃO GALDINIANA 1, foi eleito em 2023 para presidir a Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba, por mais 4 anos (os dois biênios), ou seja, até janeiro de 2027. E dessa vez, Adriano foi eleito pela unanimidade de todos os 36 deputados estaduais da Paraíba. Além disso, Adriano também conseguiu eleger o seu irmão Murilo Galdino, como deputado federal, que inclusive, tem se esforçado para fazer um grande mandato em benefício do povo paraibano.

Então, vem aí a OPERAÇÃO GALDINIANA 2, que conduzirá o deputado Adriano Galdino, para ser o candidato oficial do governo, ao GOVERNO DO ESTADO EM 2026. E aí vem a pergunta: E Lucas Ribeiro, como ficará? Calma gente! Esse é um assunto bastante delicado, porém, com exceção da morte, para tudo se tem um jeito, pois, o deputado Adriano tem dito aos mais próximos, que seu sonho é ser candidato a governador em 2026 e caso não seja possível, deverá abandonar sua carreira política, que seria uma pena! Na verdade, o deputado Adriano, com a sua experiência, liderança, grande poder de articulação, coragem e bonita história de vida, MERECE SIM SER GOVERNADOR DA PARAÍBA e indubitavelmente, uma vez eleito, seria um grande governador para o nosso estado.

Mas tem o jovem Lucas Ribeiro(PP), que é o atual vice, deverá assumir o governo do estado e ser o candidato natural a sua reeleição, então, como ficará isso em 2026? Vamos ter rompimentos políticos na base do governo? Calma gente, acreditamos que não, pois, a OPERAÇÃO GALDINIANA 2, está sendo planejada e discutida para que haja um grande acordo político dentro da base governista em 2026, assim sendo, dentro do prazo de seis meses antes da eleição, João e Lucas, renunciariam os seus respectivos mandatos de governador e vice. Com isso, o deputado Adriano Galdino, como presidente da Casa de Epitácio Pessoa, assumiria o governo do estado em definitivo e seria o candidato natural à sua própria reeleição para governador. Nesse caso, Lucas que ainda é muito jovem, daria um gesto de desprendimento político e seria alçado novamente como candidato a vice-governador na chapa de Adriano Galdino.

Na OPERAÇÃO GALDINIANA 2, os dois candidatos ao Senado em 2026 seriam João Azevedo e Daniella Ribeiro(mãe de Lucas e que iria para a reeleição). Com isso, o jovem Lucas Ribeiro, iria esperar mais um pouco para assumir o governo do estado em definitivo no ano de 2030 e ser candidatíssimo à sua própria reeleição para governador. RESUMO DA ÓPERA: Em 2026 seria a hora e a vez de Adriano Galdino para governador e em 2030, seria a hora e a vez de Lucas Ribeiro para governador. É por aí o caminho, porém, se a OPERAÇÃO GALDINIANA 2 falhar, tudo mudará e só Deus sabe o que poderá acontecer na política paraibana em 2026. HAJA CORAÇÃO!!!

Fonte: Rui Galdino
Créditos: Rui Galdino