Opinião

O mundo precisa de uma nova igreja: Fim do celibato, já! - Por Rui Galdino

O assunto de hoje, em pleno dia das mães, é delicado, porém, precisa ser encarado de frente e não com omissão e covardia

Meus amigos, minhas amigas, meus caros leitores. O assunto de hoje, em pleno dia das mães, é bastante delicado, porém, precisa ser encarado de frente e não com omissão e covardia. Antes de mais nada, quero parabenizar todas as mães do mundo, por tudo aquilo que elas representam em nossas vidas. Às mães de ontem, de hoje e de amanhã, ou seja, as eternas mães, os nossos agradecimentos por tudo! À mãe de Deus, mãe de toda a Criação, obrigado por o mundo e a diversidade existir.

Você sabe o que é o CELIBATO? Em linguagem curta e grossa, é optar livremente e verdadeiramente em viver solteiro, ou seja, não ( NUNCA ) ter relações sexuais com outra pessoa e nem querer casar. É nascer “donzelo” e morrer “donzelo” e meio! Já pensou? Como pode isso, pois, Deus fez criaturas, macho e fêmea, e disse: “ cresçam e se multipliquem” e disse também: “vai e levai os meus verdadeiros ensinamentos para todo o mundo”.

Não quero polemizar, mas, será que Deus fez outros tipos de criaturas que não fossem o macho e a fêmea? Será que no mundo de hoje, os que se dizem pregadores da palavra divina, estão levando corretamente os verdadeiros ensinamentos de Deus, para o mundo? E não venham, com essa “estória fiada” baseada na interpretação individual que cada um possa ter sobre os ensinamentos divinos, pois, a palavra de Deus é uma só, ontem, hoje e sempre, ou seja, A é A e B é B. para ser mais claro: A, não é B e B, não é C.

Senhores e senhoras que se acham e se intitulam transformadores do mundo em nome de Deus, cuidado, não queiram mudar a base e os alicerces do mundo, da verdadeira Palavra de Deus e principalmente, da criação divina, pois, tudo é muito sólido, perfeito e infinito. Não tentem desestabilizar a base de tudo que é a FAMÍLIA e o verdadeiro AMOR que vem de Deus, pois, caso contrário, Deus, vai silenciar e o mundo e a humanidade vão mais uma vez passar por grandes tribulações.

Em situações normais e naturais, qual é o homem e a mulher, que não desejam vencer na vida, constituir família, ter um relacionamento sexual saudável, gerar filhos, netos, etc, e deixar o seu legado e história para a posteridade? Qual o pai e/ou mãe, que querem ter filhos(as) viciados em drogas ou trilhando caminhos que não sejam normais e/ou naturais? Lembrem-se que o NORMAL e o NATURAL, fazem parte da essência e criação divina, e o que estiver fora disso, é só PROBLEMA!

Por isso, o CELIBATO é um problema. Aliás, tem sido um “problemão” dentro da Igreja Católica nos últimos tempos. Estou falando no Celibato Sacerdotal, pois, privam e proíbe os padres, etc, de ter uma vida romântica e sexual normal, de se casarem e constituírem famílias, ou seja, de ser gente! É verdade que o Celibato é opcional, no entanto, ele é impositivo para quem quiser ser padre. Por que? Qual o problema? Até os apóstolos de Jesus Cristo, eram casados e tinham famílias! Será por isso, que existem tantos religiosos pedófilos, homossexuais, namoradeiros e até “raparigueiros”??? Muitos até deixam as batinas para se casarem. Claro, que não são todos, mas já são muitos e aumentam a cada dia, os escândalos dentro da nossa Igreja Católica. Meu Deus, até quando?

É preciso deixar bem claro, que o CELIBATO, ao contrário do que muitos pensam e divulgam, não é um DOGMA da Igreja. Não é e nem nunca foi. O Celibato é uma tradição, pois, entre os apóstolos e os primeiros líderes da Igreja primitiva, alguns eram solteiros ( mas tinham vida romântica e sexual normais ) e outros eram casados. O fato, é que com o passar do tempo, alguns “malaquias”, com interesses econômicos e de poder político-religioso controlador, baseado na tradição apenas dos solteiros religiosos, mantiveram a tradição do Celibato até hoje.

Com isso, desprezaram os religiosos casados, que eram a grande maioria na época da Igreja primitiva e mantiveram a tal tradição do Celibato Sacerdotal até os dias atuais baseado na minoria de solteiros, por isso, as pessoas que quiserem ser padres, não podem se casar, nem ter relacionamentos românticos e sexuais, nem constituírem famílias. Então, a tradição do celibato ( não casar, etc… ) acabou por se tornar OBRIGATÓRIA para todos que querem ser padres na Igreja Católica. Como pode, em pleno século XXI, a Igreja Católica, mantendo uma tradição esdrúxula, fora do tempo e que fere os princípios do livre arbítrio e da dignidade humana? Que horror!!!

Deus criou o casamento para nosso bem (Gênesis 2:18). O amor, a companhia e o companheirismo do casamento são uma parte muito importante da vida, que não deve ser desprezada. Para a grande maioria das pessoas, o casamento é uma parte natural e normal da vida, que está dentro do plano de Deus para o mundo. Inúmeros e grandes servos de Deus foram casados, a exemplo de Abraão, Moisés e Pedro. Dizem, que o apóstolo Paulo era celibatário por tradição impositiva, porém, tinha suas paixões e romances e reconhecia que o celibato não era para todos.

Na verdade, a Igreja Católica em algumas partes do mundo já permite e tem padres casados ( católicos gregos, coptas e orientais ), no entanto, na grande maioria dos países católicos como o Brasil, padre não pode se casar por que a Igreja Católica não permite o casamento de padres. Ocorre, que a Bíblia permite líderes casados ou solteiros na Igreja, mas o famigerado celibato, infelizmente, tornou-se tradição impositiva no catolicismo. CHEGA, está na hora de mudar esta realidade cruel e desnecessária!!!!

Respeito os que pensam em contrário e defendem o CELIBATO tradicional, porém, não concordo e acho que deveria ser opcional e não obrigatório para quem desejar ser padre. A Igreja Católica precisa se modernizar e avançar na evangelização. Precisa abrir espaços para casais casados em sua cúpula. Tem que deixar de ser machista e abrir espaços de comando para as mulheres. Tem que mudar o seu ritual de missas, que hoje é ultrapassado, robotizado e enfadonho. Precisamos de uma Igreja Católica mais animada, dinâmica, participativa, com mais interação entre pregadores e adeptos, com mais calor humano e mais próxima de Deus.

Sou católico por tradição familiar, porém, também convivo muito bem em outras denominações. Infelizmente, observo que a cada dia o catolicismo perde adeptos no tempo e no espaço. Então, algo está muito errado! Mas, qual é a verdadeira Igreja de Deus? E aonde está a verdade que vai nos libertar? Estes são temas para outros artigos em breve, porém, posso adiantar que na minha modesta visão e opinião, a verdadeira IGREJA DE DEUS, é aquela que segue os verdadeiros ensinamentos da Igreja Primitiva e com relação à VERDADEIRA VERDADE, entendo que ela mora nas entrelinhas, nas dúvidas, nos pergaminhos e provas destruídas e nos esconderijos que a mentira mantém a sete chaves, para que muitos continuem enganando, explorando e se locupletando da boa vontade e boa fé das pessoas.

A verdade não é relativa, pois, ela é uma só e como Deus, ela é absoluta! A verdade não está nos fatos consumados, pois, muitas vezes estas consumações são frutos de falsidades e injustiças. A verdade está no canto dos pássaros, no barulho dos trovões, no grito dos excluídos e injustiçados, no sorriso das crianças, na luz do sol, da lua e das estrelas, no ar que respiramos, na natureza que nos proporciona a vida, etc, enfim, a verdade está dentro de nós, porém, no corre-corre do dia a dia, sem tempo para parar, pensar e refletir, sem tempo até para viver, ainda não descobrimos que a verdade também está dentro de nós.

É aquela velha historinha: Se o boi soubesse a força que tem, não deixava se abater tão fácil! Mas, nem tudo está perdido e em breve JESUS voltará para restabelecer a verdadeira verdade, pois, só ELE, é o caminho, a verdade e a vida. De falsa verdade, o mundo está cheio e vai piorar, pois, o HOMEM na sua ganância de poder e querendo ser Deus, está levando a humanidade para caminhos tortuosos. Eu nunca vi tantas irresponsabilidades provenientes de pessoas que se dizem falar em nome de Deus. Até milagres e milagres com hora marcada hoje em dia é muito comum!

Meu Deus, aonde vamos parar???? Espero e desejo que o Papa Francisco, da qual eu tenho o maior respeito, que é um mediano pregador, porém, um extraordinário teólogo, filósofo e conciliador, tenha a devida coragem de por o fim ao CELIBATO SACERDOTAL ainda no seu papado, para que a Igreja Católica possa avançar cada vez mais, desafiando fronteiras, abrindo novos espaços para homens e mulheres no seu comando, se aproximando mais do sagrado e acabando aos poucos com aquela velharia sem fim, de bispos e cardeais, conservadores e ultrapassados, que pouco ou quase nada tem feito em benefício do futuro da humanidade.

Jesus Cristo, vai voltar sim, porém, não será agora em nossa geração. Aqueles que morreram na esperança da ressurreição, ainda vão ter que aguardar mais um pouco para voltarem em sua plenitude ao lado de Jesus e de todos que foram arrebatados. O fato, é que Deus no tempo atual, está silente e observando até quando a humanidade vai continuar lhe desafiando. Claro, que não são todos que desafiam a Deus, porém, Deus não está satisfeito com o que está observando no mundo moderno. Por isso, Jesus não virá agora como dizem e pregam por aí… O mundo e as criaturas ainda vão penar muito! As futuras gerações é que verão a volta triunfal do Salvador, verão também a ressurreição dos merecedores, pois, estas gerações estarão mais mansas, pacíficas, solidárias com o próximo e com maior e melhor entendimento e conhecimento dos Evangelhos. Cuidado, Deus não está satisfeito com o que tem observado, por isso, está em silêncio e vai começar a agir conforme seja. Enfim, vocês não acham que o mundo atual precisa de uma nova IGREJA????

Que assim seja, AMÉM!

Fonte: Rui Galdino
Créditos: Rui Galdino