João saiu para depois voltar !!
Por Rui Galdino Filho ( advogado, desportista e comentarista )
Meus amigos, minhas amigas, meus caros leitores. A política é realmente muito dinâmica e aqui na Paraíba, onde se faz política todo dia e o dia todo, o dinamismo da política é bem maior do que muita gente pensa. Desde a semana passada, que já havia um “zum zum zum” nos bastidores, com relação à possível desistência da pré-candidatura pelo PSB, do secretário João Azevedo. Achei muito estranho esse zum zum zum, e achei mais estranho ainda, quando pessoas ligadas ao PSB, faziam questão de dizer, que a possível desistência de João, não passava de boatos e que era intriga dos adversários. Que adversários?
O fato, é que realmente João Azevedo, acabou por desistir da sua pré-candidatura pelo PSB, rumo a prefeitura de João Pessoa. Os motivos de sua desistência, foram elencados em carta conjunta assinada por João e o presidente municipal do partido. Achei a justificativa muito rápida, simplória e com a fortaleza de uma canja de galinha. Será que João desistiu mesmo de livre e espontânea vontade? Será que foi fritado dentro do seu partido por contrariar interesses internos? Ou será que desistiu pelo fato de não ter emplacado melhor a sua pré-candidatura perante à opinião pública?
O problema é o seguinte: João Azevedo, cidadão de bem, honrado, puro, competentíssimo auxiliar em qualquer esfera de governo, etc, não era apenas pré-candidato do PSB, foi também, o pré-candidato tirado do bolso do colete do governador Ricardo Coutinho, como sendo de sua estrita confiança e tido como o melhor nome do PSB. E agora? Se o melhor nome desistiu ou desistiram dele, quem vai substituí-lo à altura dentro do PSB? Se tiraram o melhor nome, isso implica dizer, que qualquer um outro nome, por melhor que seja, não será melhor do que o nome de João Azevedo, pois, afinal, ele era o melhor!
Então se o MELHOR nome desistiu, foi desistido, não emplacou, etc, etc, etc… Imagine um outro nome, que em tese seria “MENOS MELHOR”? Não seria a hora do PSB ir à procura de um substituto de João, dentro de outro quadro partidário da base de apoio? Será que entre os partidos aliados da base do governador, não teria um melhor nome? Eis a questão! O fato é que João, está fora da disputa por ora, os verdadeiros motivos só ele e Deus sabem, e encontrar um nome para lhe substituir, não vai ser fácil, nem dentro, nem fora do PSB.
Quando digo que não vai ser fácil, é por que, não basta apenas escolher um outro nome, pois, o grande problema e dilema, está na escolha de um novo nome, que tenha o mínimo de condições para disputar com o atual prefeito Luciano Cartaxo, que vai disputar a sua reeleição, está bem na fita, liderando todas as pesquisas com folga e trabalhando muito pela cidade de João Pessoa. Na verdade, até agora, não apareceu nenhum nome para concorrer em pé de igualdade com o atual prefeito Luciano Cartaxo. Essa é que é a realidade!
Claro, que dentro do grupo de partidos que apoiam o governador, tem outros bons nomes, porém, isso só não basta, ou seja, não basta ser o MELHOR nome ou UM BOM NOME, pois, o nome, seja quem for, tem que ser competitivo, tem que ter cheiro de povo e ter empatia com a população da nossa capital, pois, o eleitorado pessoense, é exigente e diferente. É bom lembrar, que o atual prefeito Luciano Cartaxo, por ocasião da sua eleição em 2012, derrotou todas as principais lideranças políticas da capital e da Paraíba.
No final do ano passado, escrevi um artigo, dizendo que depois de Deus, só tinha um nome viável para derrotar o atual prefeito Luciano Cartaxo: RICARDO COUTINHO, ou seja, ele próprio! No entanto, o governador teria que se desincompatibilizar do cargo, e isso seria difícil, e agora não pode mais, pois, o prazo já se venceu e o governador continua no cargo! Então, essa possibilidade já não existe mais …
Recentemente, escrevi um outro artigo, sugerindo uma união de forças entre o nosso governador e o nosso prefeito para as eleições deste ano e de 2018. Alguns me criticaram, porém, a grande maioria dos leitores me deram razão. Votei em Cartaxo em 2012 e em Ricardo em 2004, 2008, 2010 e 2014. Sei que Ricardo e Cartaxo são muito parecidos, são dois grandes gestores e líderes, são honestos, trabalhadores e que não temem desafios. Além disso, estiveram juntos em 2014, e o prefeito Cartaxo, teve uma participação importantíssima por ocasião da reeleição do nosso governador Ricardo.
Então, eu não entendo por que se separaram politicamente, afinal, foi tudo perfeito em 2014 e de repente, depois se separaram sem maiores problemas! Ricardo Coutinho, foi um grande prefeito e está sendo um excelente governador. Luciano Cartaxo, também está sendo um grande prefeito e acho que merece ser reeleito. Então, por que não se unirem em nome de João Pessoa e da Paraíba? Afinal, João, continua sendo o melhor nome para compor a união! A chapa está lançada: Cartaxo e Azevedo, uma união sem segredo!
Tenho certeza que o CRISTAL ainda não foi quebrado entre Ricardo e Luciano. E que por este motivo, ainda acredito na união política do nosso governador e o nosso prefeito. Com a desistência de João Azevedo, acho que o CAMINHO ESTÁ ABERTO para esta união. É hora dos dois líderes baixarem as armas e sentarem para conversar. As coisas de Deus é assim! Deus fecha uma porta e abre duas, indica o caminho, e quem não quiser entender, que assuma as consequências.
Uma vez assisti dois cidadãos de bem brigarem por uma “MUDA”, e na briga, se afastaram da “MUDA” e veio um terceiro e levou a “MUDA”. Cuidado! Respeito às opiniões em contrário, no entanto, continuo torcendo pela união político-administrativa entre o nosso governador e o nosso prefeito, pois, sei que ainda é possível, pois, o CRISTAL não foi quebrado entre os dois. “Então, para o bem de João Pessoa e do nosso estado, torço pela união de Luciano e Ricardo”. Gostaram da rima? Lá vai mais uma: Zero, trocou Azevedo, por 2 anos de prefeito”. Entenderam ????
Que venha 2016 e 2018! Viva João pessoa! Viva a Paraíba!
Fonte: polemica
Créditos: Por Rui Galdino Filho – foto portaldenoticiaspb.com