Opinião

Marcelo Queiroga: O Paraibano que orgulha o Brasil - Por Gildo Araújo

Hoje queremos homenagear um grande paraibano, filho de João Pessoa, que recebeu como missão divina ser médico e com isso a obrigação de cumprir o juramento de Hipócrates quando diz: “… Consagrar a minha vida ao serviço da Humanidade…”.

Como é do conhecimento de todos, o Dr. Marcelo Queiroga, além de ser um exímio cardiologista, tornou-se Presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Homem de muita fé, recebeu a incumbência que nenhum brasileiro naquele momento queria assumir: a missão de ser Ministro da Saúde do Brasil, ocupando o lugar do General Eduardo Pazuello.

De forma surpreendente, aquele paraibano da “cabeça chata” começou a impor sua capacidade de gestão e, com muita sapiência, passou a colocar em prática de forma ousada e corajosa todo o seu conhecimento. A partir de então, deu início a grande “virada” da saúde do povo brasileiro no tocante a Covid-19. Sua postura com característica nordestina demonstrou à nação brasileira a sua capacidade de aglutinação, responsabilidade e respeito à ciência, realizando um trabalho que calou até a imprensa.

Marcelo Queiroga, mesmo enfrentando todas as adversidades do governo perante a população brasileira, inclusive em meio a uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde, mostrou com altivez e perspicácia que jamais se omitiu às questões existentes, pelo contrário, sempre buscou solucionar os problemas de forma transparente.

A vida desse bravo paraibano ilustre não tem sido fácil, porém deve-se reconhecer sua luta em prol do bem-estar de uma nação já tão combalida econômica e socialmente.

Em relação à vacina, que antes era algo imaginário, já que havia sintomas de que seu antecessor trilhava por caminhos tortuosos, a gestão de Marcelo no Ministério da Saúde transformou as ações e hoje o Brasil já se coloca entre os que mais se vacinaram no mundo, superando até os Estados Unidos, a maior potência mundial.

Esse sim é um herói, e que bom que é paraibano.

Infelizmente são raros os reconhecimentos deste grande brasileiro, principalmente pela classe política que de forma egoísta parece ter ciúme ou medo de sua ascensão política, como se fosse uma ameaça ao futuro desses políticos tradicionais.

Por que a Assembleia Legislativa ainda não se manifestou para homenagear o Ministro Marcelo Queiroga? Onde estão as Universidades paraibanas que até o presente momento não concederam um título de reconhecimento ao nosso herói? Será que essa sanha é devido à famigerada política partidária, ou será porque ele faz parte do governo federal? Caso seja verídico, é constrangedor, pois o nosso conterrâneo tem feito a diferença, além de possuir um excelente relacionamento com a Paraíba e os demais entes federativos.

Ao que parece, o nosso “Paraíba” sofre discriminação e preconceito na sua própria terra, o que é uma excrecência. Duvido que se ele fosse de outro Estado como Pernambuco, por exemplo, ele receberia tal tratamento, pelo contrário, o povo pernambucano estaria colocando outdoor nas ruas e praças saudando seu herói pelo brilhante trabalho que vem exercendo à frente da pasta da saúde brasileira.

Como paraibano, sinto-me decepcionado pelo “desprezo” ao nosso maior herói dos últimos tempos, que desprovido de qualquer vaidade dá um verdadeiro show de gestão.

Será que vamos esperar outros estados ou até a Organização Mundial de Saúde (OMS) reconhecer o trabalho de nosso herói para só depois reconhecermos? Oh, como seria importante ter uma personalidade da estirpe de Marcelo Queiroga no cenário político, pois sem nunca ter sido eleito pelo voto popular, já mostrou o que ser servidor público.

Dr. Marcelo Antônio Cartaxo Queiroga Lopes, onde quer que esteja fique certo que nós, o povo, estamos bastante agradecidos por sua bravura em prestar seus honrosos trabalhos, pois está sendo através de sua gestão que muitas vidas do povo brasileiro estão sendo salvas.

Por fim, vemos que é preferível que ele continue seguindo o juramento de Hipócrates do que esperar pelo reconhecimento dos hipócritas. Viva Marcelo Queiroga, o herói paraibano que orgulha o Brasil. Este sim dá orgulho de dizermos que somos Paraíba. Viva Dr. Marcelo Quiroga. Viva a Paraíba. Viva o Brasil.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba