Opinião

Lula disse que no Congresso havia 300 picaretas, Cid Gomes disse que são 400 achacadores. Os dois erraram apenas quanto ao número. - POR GILVAN FREIRE

Está no Judiciário apenas uma parte da Operação Lava-Jato. As investigações a cargo do juiz Sergio Moro e do MPF continuam. Aparecerão novas revelações e mais nomes. Alguns nomes ainda serão os mesmos desta safra remetida ao STF, inclusive de paraibanos. E se abrirem investigação noutras estatais, vai ser de varrer com um rodo. Lula disse certa vez que no Congresso havia 400 picaretas. Cid Gomes disse agora que são 400 achacadores. Os dois erraram apenas quanto ao número.

chargebessinhaRatos

VIDENTECEGO – Não se tenham falsas ilusões com os rumos da Operação Lava-Jato perante o Judiciário. Poucas vezes na História do Brasil o STF foi tão político quanto tem sido nos últimos tempos. A maior parte de seus membros foi escolhida por critérios políticos e pessoais, sem levar em consideração o valor intelectual e a maior sapiência jurídica. É uma lástima. Até o Joaquim Barbosa, que quis romper com a cultura de submissão e conivência política, perdeu-se por conta de seus complexos e birras. Bom juiz não foi, mas quebrou os paradigmas vigorantes de comprometimento. Mas será que alguém pensa que Teori Zavaski agirá com a independência de Joaquim Barbosa ?

VIDENTECEGO – Dilma escapou pela leniência do Sr Janot, que não tem coragem de passar o país a limpo. Aliás, se depender das instituições do Estado, e não de certas pessoas individualmente no MPF e no Poder Judiciário, não haverá grandes mudanças, a não ser que o povo tome as ruas e coloque as autoridades no canto da parede. Foi sempre assim desde a fundação da República. Quando não é só pelas questões específicas da corrupção , por causa do dinheiro público, ou pela compra e venda de decisões importantes, os poderes estão metidos noutros tipos de bandalheiras e abusos que afrontam o povo e os bons costumes. A crise fica mais justa se arrastar todo mundo.

VIDENTECEGO – Esses valores descobertos até agora pela Lava-Jato são referentes aos recursos do caixa 2, que não podiam ser contabilizados na Justiça Eleitoral, porque excediam ao permitido. Mas, se considerarmos que as doações oficiais também foram negociadas pelos mesmos agentes da corrupção e distribuição, e destinadas a partidos e figuras carimbadas que contribuíam no Parlamento e na administração para manter os esquemas de achaques aos cofres públicos, o bolo fecal é um imenso mar de dejetos, apenas dividido em duas partes: uma com aparência de legalidade e outra com a mesma catinga sem o selo da Justiça. A origem é a mesmíssima.

VIDENTECEGO – Por enquanto, o senador Lindemberg aparece na Lava-Jato recebendo a quantia de 2 milhões de reais, a preço de 2010. O deputado Aguinaldinho recebia em mensalidades variáveis de 30 a 150 mil , segundo Youssef dentro do crediário daqueles “ menos importantes “ nas estruturas partidárias . Mas isso foi antes de Aguinaldo ser ministro das cidades, quando ainda estava aprendendo a ser deputado. Se apertarem o cerco noutros setores a fedentina vira nuvens carregadas.

VIDENTECEGO – Está no Judiciário apenas uma parte da Operação Lava-Jato. As investigações a cargo do juiz Sergio Moro e do MPF continuam. Aparecerão novas revelações e mais nomes. Alguns nomes ainda serão os mesmos desta safra remetida ao STF, inclusive de paraibanos. E se abrirem investigação noutras estatais, vai ser de varrer com um rodo. Lula disse certa vez que no Congresso havia 300 picaretas. Cid Gomes disse
agora que são 400 achacadores. Os dois erraram apenas quanto ao número.