opinião

Já ouvira falar dos candidatos a Presidente?! E dos a Vice?!... - Por Mário Tourinho

É cabível fazer questionamentos como estes contidos no título destes escritos?!... Não o seria – nem deveria ser – se a legislação eleitoral brasileira não fosse tão desprovida de critérios para registro de candidaturas, sejam para o Executivo, sejam para o Legislativo. Essa nossa legislação estabelece como pré-condições tão só nacionalidade brasileira, idade mínima e filiação partidária.

É cabível fazer questionamentos como estes contidos no título destes escritos?!… Não o seria – nem deveria ser – se a legislação eleitoral brasileira não fosse tão desprovida de critérios para registro de candidaturas, sejam para o Executivo, sejam para o Legislativo. Essa nossa legislação estabelece como pré-condições tão só nacionalidade brasileira, idade mínima e filiação partidária.

Essa falta de pré-condições, como indicativas de alguma experiência, reconhecimento e/ou registro de densidade eleitoral para credenciamento ao exercício do cargo pleiteado, dá nisso que o Brasil tem assistido e vivido: excesso de candidatos, tantos que dificultam a eficácia (e o próprio objetivo) dos debates pelos diversos meios de comunicação social.

Para Presidente da República, nestas eleições de outubro deste ano, estão registrados nada menos do que 12 (doze) candidatos! Já ouvira falar de todos eles?!… E de todos quantos, como Vice, constam das respectivas chapas?!…

Você, leitor(a), já ouviu falar, politicamente, em Kunã Porâ, a Vice na chapa de Vera Lúcia?!… Ah! Nem se lembra também quem é Vera Lúcia!…

Mas já ouviu falar de Antonio Alves, o Vice na chapa de Sofia Manzano!… Também não?!… Nem de um nem do outro?!…

Sem repetir a pergunta, cabe registrar os outros nomes que formam as demais chapas para a Presidência da República: Soraya Thronick e Marcos Cintra; Pablo Marçal e Fátima Pérola Neggra; Leonardo Péricles e Samara Martins; Felipe Ávila e Tiago Mitraud; José Maria Eymael e João Barbosa Bravo (Ah!… Eymael é bem conhecido, sim! Já foi candidato a Presidente, antes, por 5 vezes!).

As outras chapas são: Bolsonaro e General Braga; Lula e Alkmin; Ciro e Paula Matos; Simone Tebet e Mara Gabrilli… Tem mais uma: Roberto Jeferson e Kelmon Luiz Souza (Sim!… É este mesmo Jeferson, o que está “cumprindo” prisão domiciliar!).

Tomei conhecimento, dias atrás, de que há, com sede em Brasília, uma entidade de sigla UVB – União dos Vereadores do Brasil. E é ela que informa existirem no  Brasil 57.261 Vereadores, 1.090 Deputados Estaduais, 513 Deputados Federais, 81 Senadores… Aí a legislação eleitoral brasileira não impõe condição nenhuma, além daquelas de nacionalidade, idade e filiação partidária, para que se candidate ao topo (Senado) do sistema legislativo do país!…

Estes aspectos, até aqui expostos, têm igual panorama em relação às candidaturas para Governador (com seu Vice) e para Senador. Aliás, relativamente ao cargo de Senador estes aspectos ainda se mostram mais complexos, para não se dizer estranhos, porquanto juntamente com o candidato a titular como Senador consta o nome do Suplente… Suplente que neste processo eleitoral deixa parecer que nem o titular faz questão que se divulgue o respectivo nome… o nome do Suplente! Você já ouvira falar os nomes dos que estão como Suplentes dos candidatos a Senador da Paraíba?!… Não?!…

Estas candidaturas (pra Senador e Governador na Paraíba) são o assunto do próximo artigo.

Fonte: Mário Tourinho
Créditos: Polêmica Paraíba