Por Rui Galdino
Meus amigos, minhas amigas, meus caros leitores. Hoje o assunto é diferente, pois, vou falar do colega de juventude, de boas farras e também de estudos, Geraldo Emílio Porto, juiz de direito, filho caçula do saudoso e extraordinário desembargador Sílvio Pélico Porto e de Diana Nóbrega Porto, irmão de Fernanda, do desembargador José Ricardo Porto e do advogado Silvio Porto Filho, como se observa uma família tradicional e de grandes juristas que sempre engrandeceram e orgulharam o estado da Paraíba.
Inclusive, foi comemorado no dia 05 de dezembro de 2019, o centenário de nascimento do saudoso desembargador Silvio Pélico Porto, que era amigo de meu pai e pai do colega Geraldo Porto. O evento celebrado pelo Tribunal de Justiça da Paraíba, na época presidido pelo desembargador Márcio Murilo, foi marcado pela entrega da placa à família do homenageado e vários discursos destacaram a vida do Dr. Silvio Porto, que teve uma importante e memorável trajetória na vida pública do estado, tendo sido advogado, deputado estadual, secretário de governo e finalmente, foi coroado em sua existência terrena no mais alto posto da magistratura paraibana.
Mas meus amigos, em um momento em que a cúpula do Poder Judiciário brasileiro (STF), enfrenta profundas críticas e desprestígio perante a opinião pública nacional, os que fazem o Poder Judiciário paraibano, tem se destacado na aplicação da lei e na defesa da nossa frágil e novata democracia. A Paraíba, com raríssimas exceções, sempre foi um celeiro de bons e memoráveis magistrados. Conheço muitos e sem desmerecer nenhum deles, hoje vamos destacar o juiz Geraldo Emílio Porto e suas ações perante o Fórum Criminal de João Pessoa.
O Dr. Geraldo, além de correto e atuante magistrado, já assumiu várias missões perante o nosso Poder Judiciário, no entanto, tem se destacado como Diretor do Fórum Criminal da Capital. Na verdade, com o apoio do presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Saulo Benevides, Geraldo Porto, está administrando o Fórum Criminal com muita maestria e dedicação. Apaixonado pelo bom direito, cidadão de bem e honrado, Geraldo Porto, também tem se destacado como extraordinário gestor.
Titular da 7ª vara Criminal e mais uma vez à frente da diretoria do Fórum Criminal, o juiz Geraldo Porto, está provendo profundas reformas em toda estrutura do prédio, modernizando as instalações para melhor servir aos jurisdicionados, com mais segurança e conforto a todos, inclusive, os que lá trabalham no dia a dia. Entre elas podemos destacar: além das manutenções e reformas prediais, temos também a instalação de salas virtuais de atendimento à distância; criação da Brigada de Higienização em virtude da pandemia do Coronavirus; reforço do efetivo militar de segurança; criação do balcão virtual de atendimento, etc…
Na atual gestão do desembargador-presidente do TJ/PB, Dr. Saulo Benevides, Geraldo, tem tido todo apoio necessário para reformar, modernizar e revitalizar o nosso Fórum Criminal, que recebe o nome do saudoso ministro Oswaldo Trigueiro de Albuquerque Mello. Parabéns ao juiz Geraldo Emílio Porto, aos seus assessores e a todos que fazem o Poder Judiciário da Paraíba, aliás, um dos Poderes Judiciários mais respeitado e honrado de nosso país. Viva a Justiça Paraibana!
Fonte: Rui Galdino
Créditos: Rui Galdino