Eleições

GALDINIANA: Será que a história de 2018 vai se repetir em 2026? – Por Rui Galdino

Foto: Reprodução/ Internet

Meus amigos, minhas amigas, meus caros leitores. Vai começar o carnaval propriamente dito em todo o país e aqui na Paraíba o nosso carnaval terá um ingrediente que deverá agitar bastante e provocar muitas reflexões durante a festa de Momo. O fato é que a classe política tanto da situação, quanto da oposição já começam a perceber que o governador João Azevedo deverá ficar mesmo perante o governo até o final de seu mandato, com isso, não será candidato a nenhum cargo eletivo em 2026.

Dizem que os planos do governador é ficar mesmo no governo até o final de seu mandato, descansar um pouco e curtir mais a família e em 2028 disputar a prefeitura de João Pessoa. Na verdade, João tem trabalhado muito por todo o estado e tem feito um segundo mandato bem melhor que o primeiro, afinal, o primeiro mandato de João foi bastante tumultuado, uma vez que iniciou com o advento da operação calvário, rompimento inesperado com o ex-governador Ricardo Coutinho, pandemia do corona vírus, conflito permanente com o então presidente Jair Bolsonaro, etc, e com isso, João, infelizmente, não conseguiu fazer um primeiro mandato como desejava.

Em 2018, João que foi eleito no 1º turno, tinha tudo para fazer uma gestão mais promissora, porém, em virtude do que já disse antes não foi possível. Em 2022, João foi reeleito no 2º turno e desta vez está realmente fazendo uma boa gestão. O apoio do PP e do REPUBLICANOS, foram decisivos para a reeleição do governador. E João sabe de tudo isso. João também sabe que o ex-governador Ricardo Coutinho foi de uma importância fundamental para que ele fosse eleito governador em 2018. E creio que João tem refletido sobre tudo isso! Todos sabem que João é fortíssimo pré-candidato ao Senado, porém, para isso acontecer João terá que deixar o governo e é exatamente aí onde está o “X” da questão, pois, João tem sido pressionado por aliados a FICAR no governo e isso tem feito o governador refletir sobre muita coisa, inclusive, sobre seus erros e acertos na sua trajetória política!

Aliados próximos ao governador tem realmente orientado João a FICAR no governo, caso contrário, deverá ter enormes problemas com relação à sua sucessão e até mesmo com sua possível eleição rumo ao Senado Federal, ou seja, para muitos aliados se João deixar o governo, correrá sério risco de não fazer seu sucessor e também perder a eleição para o Senado mesmo sendo duas vagas. Então, estão convencendo o governador João a FICAR no governo para coordenar e assegurar a vitória de seu sucessor, bem como eleger pelo menos um dos dois senadores em 2026.

Se isso acontecer, vai ser muito semelhante ao que aconteceu em 2018, onde o então governador Ricardo Coutinho, que tinha tudo para se eleger senador da república, decidiu FICAR no governo até o final de seu mandato para eleger o seu sucessor ( João Azevedo ), o senador ( Veneziano Vital do Rêgo ) e alguns deputados estaduais e federais. E assim aconteceu. Então, em 2026 a história poderá se repetir SIM, ou seja, João, mesmo franco favorito ao Senado, deverá ficar no governo para eleger seu sucessor, pelo menos um senador e alguns deputados estaduais e federais.

O fato é que mesmo decidindo FICAR no governo até o final de seu mandato, João vai precisar de muito malabarismo político para manter os partidos PP e REPUBLICANOS no mesmo palanque em 2026. Além disso, vai precisar acertar na escolha de seu futuro candidato ao governo, ou seja, terá que escolher dentro da sua base política aquele que somar mais e diminuir menos. Caso decida mesmo FICAR no governo, João tem a preço de hoje as seguintes opções para o governo do estado: Adriano Galdino(REPUBLICANOS), Cícero Lucena(PP) e Deusdete Queiroga(PSB).

Outros fatos que deverão movimentar bastante as eleições de 2026 é a possível volta para disputar mandatos eletivos dos ex-governadores Ricardo Coutinho e Cássio Cunha Lima, além dos ex-senadores Raimundo Lira e Efraim Morais ao cenário político do estado. A volta de Ricardo Coutinho, livre de todas as acusações calvarianas e com as bençãos de São LULA, poderá ser o grande fato novo para 2026 na política paraibana. Hummm, será que a história de 2018 poderá se repetir em 2026? Calma gente, a vida é uma grande roda gigante, com altos e baixos e idas e vindas. Depois eu conto mais… Até a próxima GALDINIANA e FELIZ CARNAVAL para todos. Haja coração!

Fonte: Rui Galdino
Créditos: Rui Galdino