Opinião

GALDINIANA: Reviravolta na Câmara de Vereadores da capital  – Por Rui Galdino

GALDINIANA: Reviravolta na Câmara de Vereadores da capital  – Por Rui Galdino

Meus amigos, minhas amigas, meus caros leitores. No último dia 10 de dezembro, o galdinista escreveu uma GALDINIANA dizendo que o vereador DINHO DOWSLEY ( atual presidente da Câmara Municipl de João Pessoa ), não poderia disputar um 3º mandato consecutivo, uma vez, que já havia sido eleito presidente para os biênios 2021/2022(eleição) e 2023/2024(reeleição), assim sendo, NÃO VAI PODER DISPUTAR MAIS UM MANDATO SEGUIDO, que seria uma TERCEIRA RECONDUÇÃO para o biênio 2025/2026. O fato é que a lei mudou recentemente, assim sendo, só são permitidos dois mandatos de presidente consecutivos.

A GALDINIANA caiu como um bomba dentro da Casa de Napoleão Laureano, com isso, foi um Deus nos acuda entre os vereadores eleitos que fizeram várias reuniões e continuam aflitos sem saber QUEM VAI SER O PRÓXIMO PRESIDENTE. De um total de 29 vereadores, a base do prefeito Cícero Lucena(PP) conta com 24, porém, está dividida em dois grupos, um que tem como pré-candidato à presidência o vereador JOÃO ALMEIDA e que já tem chapa própria para ser registrada no prazo legal, ou seja, até 08 dias antes do pleito e a outra chapa que seria encabeçada pelo vereador DINHO.

Chegou ao conhecimento do galdinista, que em procedimento de gestão administrativa, o Ministério Público da Paraíba já tem parecer conclusivo pela vedação da terceira eleição do vereador DINHO rumo à presidência da Câmara. Assim sendo, caso DINHO insista em registrar a sua chapa até o próximo dia 24 de dezembro, a mesma SERÁ IMPUGNADA PELO MINISTÉRIO PÚBLICO, correndo o grande risco da chapa de DINHO não poder ser registrada, ficando válida apenas a chapa do vereador JOÃO ALMEIDA. Então, é preciso que o vereador DINHO, repense seus planos e não insista numa tentativa de ser presidente pela 3ª vez consecutiva, por ser inconstitucional ( ADI 6674/2023 do MT, STF). Depois não diga que o galdinista não avisou!

Chegou também com exclusividade e furo de reportagem ao galdinista, que o prefeito Cícero Lucena(PP), quer toda sua base de vereadores unida e está articulando nos bastidores para que o próximo presidente da Câmara deva ser do seu partido, o PP, assim sendo, dois vereadores estão no páreo, são eles: João Corujinha e Damásio Neto, ambos do PP e da confiança do prefeito Cícero. Mas tem também o vereador Bosquinho, que está correndo por fora e pretender ser a terceira via para a presidência da Câmara.

Como o galdinista já disse anteriormente, a tendência nos próximos dias, é o vereador DINHO desistir do pleito e assumir uma importante secretaria na gestão municipal, com isso, DINHO vai trabalhar e se preparar para a disputa de deputado estadual em 2026. Assim sendo, o prefeito Cícero deverá chamar o feito à ordem e conclamar todos os 24 vereadores de sua base política, para caminhar com chapa única rumo à presidência da Casa de Napoleão Laureano. Apesar de Dinho querer indicar o vereador Damásio Neto para lhe suceder na presidência da Câmara, o galdinista está sabendo que o verdadeiro ungido, com o apoio total do prefeito Cícero, será o vereador JOÃO CORUJINHA, que já foi presidente da Câmara e é da alta confiabilidade do prefeito. Mas o vereador João Almeida, continua dizendo que não vai abrir nem para o trem. Será? O fato é que DINHO já se considera fora do páreo e CORUJINHA deverá ser o próximo presidente da Câmara em chapa única a ser registrada até o próximo dia 24 de dezembro. A CORUJA JÁ ESTÁ VOANDO… Vamos acompahar os acontecimentos. FELIZ NATAL para todos. Até a próxima GALDINIANA. Haja coração!