Meus amigos, minhas amigas, meus caros leitores. Estamos a menos de um ano das eleições municipais que acontecerão no dia 06 de outubro de 2024. O calendário eleitoral já começou e as conversas visando articulações, composições e acordos já estão a pleno vapor. Na capital paraibana, o prefeito Cícero Lucena(PP), que tem feito um esforço muito grande para fazer uma boa gestão, vai disputar sua reeleição e deverá ir para o 2º turno do pleito municipal. Politicamente Cícero precisa resolver o imbróglio que gira em torno do PSB, partido que tem o vice-prefeito Léo Bezerra e que ainda está na sua base de sustentação política, porém, não se sabe até quando?
O PSB é um aliado sintomático na base de Cícero, pois, além de ter o vice-prefeito é também o partido do governador João Azevedo, que tem dito que vai apoiar Cícero na reeleição. Ocorre que o deputado federal Gervásio Maia, presidente estadual da legenda, tem demonstrado que não deseja apoiar a reeleição do “caboclinho” e tem trabalhado nos bastidores nesse sentido, inclusive, conversou recentemente, abertamente e demoradamente com outro importante prefeitável e adversário declarado de Cícero, o ex-prefeito e deputado estadual Luciano Cartaxo(PT).
Além de Gervásio, o presidente municipal do PSB de João Pessoa, ex-vereador e secretário da Administração Estadual Tibério Limeira, também tem demonstrado que não deseja apoiar a reeleição de Cícero e vai mais além, quer ser candidato a prefeito da capital pelo PSB. Entenderam o imbróglio dentro do PSB? Pois bem, acalmar, acalentar e acomodar o PSB vai ser o grande desafio de Cícero Lucena para poder manter o partido na sua base de apoio para 2024 e também manter o jovem Léo Bezerra, que tem sido um grande parceiro, como vice-prefeito na reeleição. Creio que o “caboclinho” precisa agir urgentemente e abrir diálogo com o PSB antes que seja tarde demais!
Além disso, Cícero sabe que vai ter outros adversários com forças potenciais que poderão complicar a sua possível reeleição, entre eles podemos citar: Nilvan Ferreira, que deverá se filiar ao partido UNIÃO BRASIL e/ou PATRIOTAS; Ruy Carneiro(PODEMOS); Luciano Cartaxo(PT) e Marcelo Queiroga(PL), entre outros. O fato é que toda eleição tem sua história e suas peculiaridades e que adversários merecem respeito e não devem ser menosprezado. É preciso que o “caboclinho” tenha muito cuidado, habilidade e diálogo para evitar surpresas desagradáveis, como por exemplo, o PSB, que pelo andar da carruagem caminha no sentido de romper com Cícero e lançar candidato a prefeito da capital no próximo ano nas pessoas de Tibério Limeira e/ou Deusdete Queiroga.
Mas Cícero Lucena, não para e está trabalhando muito na capital paraibana, pena que muita gente da sua equipe administrativa se encontra acomodada e pensando apenas em si. É preciso dar um freio de arrumação e depois acelerar mais ainda na gestão e na parte política. Não quero ensinar sermão a padre, mas Cícero precisar agir e identificar o mais rápido possível onde o barco está fazendo água, para evitar um possível naufrágio em 2024, uma vez que a oposição vem forte e poderá lhe tirar do trono.
Mas quem deverá ir para o 2º turno com Cícero? Eis a questão! Eu já ouvi de gente experiente dizer que o “caboclinho” sequer vai para o 2º turno. Confesso que não concordo, pois, pela experiência em campanhas políticas e pelo trabalho que tem feito, creio que Cícero vai para o 2º turno sim e vai bem! E com quem? Disse anteriormente que Cícero vai ter fortes adversários entre eles, Ruy, Nilvan, Cartaxo e Marcelo Queiroga, no entanto, com todo respeito aos prefeitáveis o galdinista aponta um 2º turno entre Cícero Lucena X Luciano Cartaxo.
Nilvan Ferreira e Ruy Carneiro, apesar de serem fortes concorrentes já disputaram confrontos com Cícero e foram derrotados. Marcelo Queiroga vem pela 1ª vez como franco atirador e como tal deverá ter boa votação mais com poucas chances de ir para o 2º turno. Então, deveremos ter pela 1ª vez um confronto direto entre Cícero X Cartaxo, dois fortíssimos candidatos que já foram prefeitos e fizeram boas administrações. Será que alguém tem dúvida que Luciano Cartaxo vai ser o candidato do PT à prefeitura da capital com a poio do presidente LULA e todo o estafe do Centro-Esquerda? Enfim, com todo respeito aos que pensam em contrário, no quadro político-partidário atual o galdinista aponta a preço de hoje um 2º turno na capital paraibana entre Cícero X Cartaxo. Até a próxima GALDINIANA, haja coração!
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: polêmica paraíba