Meus amigos, minhas amigas, meus caros leitores. Terminou o 1º turno das eleições em todo país. Parabéns aos que foram eleitos, reeleitos e também, aos que não lograram êxito, pois, de toda forma contribuíram para o processo democrático brasileiro, aperfeiçoando aos poucos a nossa frágil e novata democracia. Com relação as PREVISÕES GALDINIANAS, o galdinista informa que acertou cerca de 94% delas, errando apenas nos municípios de Campina Grande(onde previu a vitória de Bruno Cunha Lima no 1º turno, mas lá deu 2º turno) e Santa Rita( onde previu a vitória de Nilvan Ferreira, e lá quem venceu foi o candidato Jackson Alvino, numa eleição bastante disputada).
João Pessoa deu 2º turno. Porém, a grande surpresa foi a votação do candidato Marcelo Queiroga(PL), desbancando os candidatos Ruy Carneiro(PODEMOS) e Luciano Cartaxo(PT) e passando para o 2º turno, onde vai disputar com o prefeito Cícero Lucena(PP). Cícero teve 205.122 votos válidos(49,16%) e Marcelo teve 90.840 votos válidos(21,77%). Uma diferença pro-Cícero de 114.282 votos válidos. E agora? Será que Queiroga vai conseguir tirar essa diferença de votos de Cícero no 2º turno? Será que Luciano Cartaxo e Ruy Carneiro vão apoiar Marcelo Queiroga publicamente ou vão liberar seu eleitorado assumindo uma posição de neutralidade?
E Cícero Lucena, será que ele vai conseguir ampliar o seu percentual de votos no 2º turno? Vai procurar o apoio de Ruy e de Cartaxo? O fato é que Cícero usou todas as suas forças e estruturas para liquidar a eleição na capital no 1º turno e por muito pouco não conseguiu. Na verdade, dizem que no 2º turno ZERA TUDO. Que é outra eleição. Outro jogo. MAS NÃO É BEM ASSIM! É preciso ter habilidades para conquistar novos apoios e votos, conquistar os votos que foram nulos e brancos no 1º turno e principalmente, os votos daqueles que não votaram no 1º turno(abstenções).
Campina Grande também deu 2º turno. E lá o candidato das oposições Jhony Bezerra(PSB), mostrou força e vai disputar o pleito com o atual prefeito Bruno Cunha Lima(UB), no 2º turno. O prefeito Bruno, também usou de toda sua artilharia e estrutura para liquidar a eleição no 1º turno, mas não foi possível. Bruno teve 110.807 votos válidos(48,22%) e Dr. Jhony teve 79.471 votos válidos(34,58%). Uma diferença pro-Bruno 31.336 votos válidos. Então, se conclui à primeira vista, que o eleitorado de João Pessoa e Campina Grande, não quiseram liquidar as respectivas campanhas no 1º turno, como aconteceu em várias outras capitais do Brasil.
Parabenizamos Cícero e Bruno pela boa votação que obtiveram. Parabenizamos também, Marcelo Queiroga(PL) e Johny Bezerra(PSB), pelos seus bons desempenhos na campanha eleitoral deste ano. Dois médicos, que disputam pela 1ª vez um mandato eleitoral e que levaram as campanhas nos dois maiores colégios eleitorais da Paraíba para o 2º turno. O fato é que Cícero Lucena e Bruno Cunha Lima, vão ter que ralar bastante, se virar nos trinta para vencer no 2º turno! Últimas perguntas: Quem o presidente LULA vai apoiar em João Pessoa e Campina Grande? Jair Bolsonaro vai apoiar Bruno em Campina Grande? Vamos aguardar os acontecimentos. Será que os apoios de LULA e BOLSONARO serão indiferentes nesse 2º turno na Paraíba? Em breve voltaremos com novas análises, respostas e previsões. Vamos também escrever sobre o resultado das eleições em vários municípios da Paraíba. Até as próximas GALDINIANA. Haja coração!