Meus amigos, minhas amigas, meus caros leitores. Faz alguns anos que eu escuto a seguinte frase: “o governo federal tem uma enorme “dívida” para com a Paraíba”. Pois bem, passa ano, chega novo ano, entra governo, sai governo, etc, e essa tal “dívida” não é paga, quando muito acontece, apenas ocorre uma atenuação nos “juros dessa tal dívida”. E que “dívida” é essa? Nada mais, nada menos, do que OBRAS ESTRUTURANTES para alavancar a economia e o desenvolvimento do estado da Paraíba.
Nos últimos anos, a Paraíba avançou, porém, avançamos pouco, e o pouco que avançamos, foi com recursos próprios, ou seja, conseguimos quase nada de recursos federais para realizar obras e serviços importantes em nosso território. Outros estados do Nordeste e do país, conseguiram obras estruturantes, dinheiro e bem mais apoio dos governos federais, graças à união de suas bancadas na Câmara, no Senado e no prestígio de algumas lideranças de seus respectivos estados em Brasília.
Aqui na Paraíba, por questões paroquiais, as nossas bancadas federais ( deputados e senadores ), até então, infelizmente, sempre foram desunidas e esse fato, entre outros, contribuiram bastante para o não avanço do nosso estado como merecia no tempo e no espaço. Se alguma época do passado, conseguimos avançar um pouco, foi através de “migalhas” de governos federais através do prestígio individual de alguma liderança da Paraíba, perante Brasília. Que esse passado, inclusive, recente, nos traga lições pedagógicas, no sentido de alertar às nossas lideranças atuais, para que se unam cada vez mais, pois, sozinho, fica muito difícil de alcançar os nossos objetivos perante o governo federal e quem perde com isso é a Paraíba e seu povo.
Temos que correr atrás do prejuízo, mas sem olhar para o retrovisor. Estamos vivendo um novo tempo e uma nova era política. Não adianta chorar o leite derramado, temos que olhar para frente e agir. É hora sim, de uma união total da nossa bancada federal, que as disputas políticas e questões paroquiais, se restrinjam apenas à época das eleições. Agora, é a hora e a vez da Paraíba, vamos sim, cobrar do governo federal nos próximos anos, a liquidação do “débito” para com o nosso estado e a nossa gente.
Na sexta-feira ( 20/01/2023 ), aconteceu em nosso estado, sob a liderança e comando do governador João Azevedo, importantíssima reunião com todos os governadores do Nordeste ( Consórcio Nordeste ), com a respectiva elaboração e divulgação da CARTA DA PARAÍBA, que será apresentada ao presidente Lula, no próximo dia 27 de janeiro em Brasília, com a presença de todos os governadores do Nordeste. E aí, fica explícito a união total dos governadores, em busca de obras estruturantes comuns para a região, bem como, obras estruturantes específicas para cada estado nordestino.
Aqui na Paraíba, o governador João Azevedo, o vice-governador Lucas Ribeiro, juntamente com toda bancada federal e demais lideranças estaduais, dessa vez TODOS UNIDOS graças a Deus, vão lutar para cobrar de LULA, as seguintes obras estruturantes para o nosso estado, são elas: a conclusão da triplicação do trecho da BR 230 que vai do Km zero em Cabedelo ao Km 28 no bairro de Oitizeiro em João Pessoa; a duplicação da BR 230 de Campina Grande, até a Praça do Meio do Mundo e depois até Cajazeiras; a construção do 3º eixo da entrada do Rio São Francisco pelo sertão, onde vai perenizar o Rio Piancó com água para o consumo humano, animal e irrigação; o Porto de Águas Profundas, no município de Mataraca e a reativação de toda malha ferroviária do estado, bem como, uma ferrovia nova interligando o futuro Porto de Águas Profundas em Mataraca até o Recife, com isso, haveria a interligação com a ferrovia Transnordestina, que está interligada com a ferrovia Norte-Sul.
E tudo isso é possível? Sim, pois, temos na pessoa de João Azevedo, um governador aliado de 1ª hora do presidente Lula e que está também se consolidando como uma forte liderança entre os demais governadores do Nordeste. Além disso, João, quer trazer também para a Paraíba, mais investimentos na área do turismo, segurança pública, combate a fome, aperfeiçoamento na área das telecomunicações levando para os rincões do estado uma internet de qualidade, que também vai ajudar na área educacional e finalmente, desenvolver ações na área logística, visando a criação de novos portos tradicionais e secos, bem como a solução da problemática hídrica atual, com a reativação urgente do programa de carros-pipas, que foi suspensa no governo federal anterior.
E tudo isso é possível? Sim, pois, temos um novo presidente da república, que teve sua vitória consolidada com os votos dos nordestinos, que prometeu ajudar o Nordeste de maneira especial, abrir diálogo e parceria com todos os governadores, ajudando cada estado do Nordeste brasileiro com pelo menos CINCO OBRAS ESTRUTURANTES. O galdinista lembra ao governador, que se for possível, é de fundamental importância além das obras anteriormente citadas, incluir também, a PONTE interligando Cabedelo a Lucena, bem como, o asfaltamento da estrada entre o distrito do Tabuleiro em Bananeiras e a cidade de Belém, pois, o galdinista acredita que chegou a hora e a vez da Paraíba. Se o governador João, conseguir avançar nesses projetos estruturantes para o nosso estado, estará consolidando sua liderança e vai se tornar o maior governador da Paraíba de todos os tempos, inclusive, com uma vaga garantida para o Senado em 2026. Viva a Paraíba e haja coração!!!
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Rui Galdino