Meus amigos, minhas amigas, meus caros leitores. Vez por outra, em tempos em tempos, sempre aparece um “espírito de porco” para zombar, criticar e discriminar, etc, a região mais linda e próspera do Brasil chamada NORDESTE. O povo nordestino do qual faço parte com muito orgulho, apesar de sofrido pelas circunstâncias históricas da vida e da colonização do Brasil, é um povo alegre, receptivo, trabalhador, honesto e acima de tudo um povo FORTE! O nordestino é forte por que tem caráter, dignidade e Deus no comando de suas vidas.
Discriminar a nossa região, atentar contra o seu desenvolvimento e progresso é UM CRIME DE LESA REGIÃO, que tem que ser combatido com muita veemência e força. Por causa dessas discriminações pretéritas que sempre aconteceram contra o Nordeste a cantora paraibana Elba Ramalho, cantou com muita razão uma música extraordinária conhecida nacionalmente como “NORDESTE INDEPENDENTE”! Claro que dividir o Brasil e tornar o Nordeste independente, ou seja, transformá-lo num país, creio que não seria o melhor caminho, porém, se for preciso QUE ASSIM SEJA!
Faz tempo que a nossa região nordeste vive de pires na mão pedindo esmolas e migalhas ao governo federal. Até temos uma certa culpa em tudo isso, pois, a nossa classe política com raras exceções ao qual elegemos, vive em Brasília cuidando de seus próprios interesses e deixando os verdadeiros interesses do povo nordestino e do nordeste como 2ª opção. E assim tem sido ao longo do tempo. Presidentes da República nordestinos, a exemplo de Epitácio Pessoa, José Sarney e Fernando Collor, infelizmente, fizeram muito pouco ou quase nada em benefício do Nordeste, apenas muitas conversas, promessas e “tapa buracos”.
Luís Inácio, o LULA, foi e é até então, o único presidente nordestino que realmente tem se preocupado com sua região e tem ajudado no que pode. Digo no que pode, pois, se dependesse de LULA o Nordeste já seria bem melhor e mais desenvolvido. Porém, para governar o Brasil e o governo ter sustentabilidade tem-se que primeiro combinar com o Congresso Nacional, no famoso “toma lá da cá”, caso contrário, o governo cai e ponto final. Afinal de contas, as regiões sul, sudeste e centro-oeste, tem uma maior representação política do que o nosso querido Nordeste.
Mas não podemos baixar a cabeça, temos que continuar sendo FORTE! A última ação covarde, cretina e desumana contra o Nordeste foi promovida essa semana pelo governador de Minas Gerais Romeu Zema, que em tom discriminatório e separatista, convocou os estados do Sul e Sudeste para formatar um consórcio que faça oposição ao Consórcio Nordeste, classificando o povo nordestino como “VACAS QUE PRODUZEM POUCO”… Já pensou que “FILHO DA P”!!! Com todo respeito ao povo mineiro e à mãe desse verme fascista, esse governador esquelético de Minas, merecia uma surra com cipó de boi e urtiga em plena praça pública!
O povo nordestino e a região nordeste não merecem isso. Nunca discriminamos alguém, nem ninguém e nem muito menos estados e regiões brasileiras. Somos um povo sofrido, pacífico e receptivo, mas não podemos mais continuar calados perante tantas injustiças e discriminações contra o Nordeste e seu povo. Nasci em João Pessoa, capital mais linda e bela do Brasil, melhor cidade para se viver e ter qualidade de vida mesmo com pouco dinheiro. Sou paraibano e nordestino acima de tudo. Não quero separação, pois fazemos parte de um grande país chamado Brasil. Porém, se for preciso vamos para as ruas e fazer valer a canção de Elba Ramalho: “NORDESTE INDEPENDENTE”, pois, apesar de tudo, temos condições de viver e de se desenvolver sozinhos, sem precisar está passando por humilhações, descriminações e falta de respeito para com o Nordeste.
Quero parabenizar todos os brasileiros nordestinos ou não, que estão protestando por todo o país, contra as declarações do governador de Minas Gerais Romeu Zema. Em especial dois paraibanos: O governador João Azevedo, que é o atual líder e presidente do Consórcio Nordeste e o deputado estadual Adriano Galdino, presidente da Assembleia Legislativa, que de maneira contundentes, também reagiram à altura contra as declarações desse famigerado fascista mineiro, que quer ser presidente da república, mas que NUNCA SERÁ! Viva o povo nordestino, e se preciso for VIVA O NORDESTE INDEPENDENTE! Até a próxima GALDINIANA direto do Rancho Galdiniano em Bananeiras. Haja coração!
Fonte: Rui Galdino
Créditos: Polêmica Paraíba