Meus amigos, minhas amigas, meus caros leitores. As eleições para a Mesa Diretora de várias Câmaras de Vereadores pela Paraíba a fora, geralmente são marcadas por muitas surpresas e ineditismo nos seus resultados finais. Os acordos e desacordos nos bastidores entre os vereaores são os mais variados e diversos possíveis. Na Câmara de João Pessoa, o saudoso Napoleão Laureano já viu coisas da eternidade inimagináveis. Me lembro que em 2005, a então vereadora Nadja Palitot, candidata fortíssima à presidência da Casa, foi dormir eleita e no outro dia perdeu a eleição de maneira surpreendente para o então vereador professor Paiva. Eleições na Casa de Napoleão Laureano, tem sido sempre imprevisíveis nos últimos 20 anos e tudo caminha para mais uma eleição surprendente em breve.
Vejamos. No próximo dia 1º de Janeiro de 2025, os vereadores da capital vão eleger a nova Mesa Diretora da Casa de Napoleão Laureano. O atual presidente DINHO DOWSLEY, quer continuar na presidência da Casa pela 3ª vez consecutiva e tem o apoio declarado do prefeito Cícero Lucena. Com isso, dos 24 vereadores da base governista, num total de 29 veradores da Câmara, Dinho, em tese, conta com uma grande maioria folgada para vencer a presidência da Câmara mais uma vez. Ocorre, que tem um grupo de vereadores, num total de 14, que assinaram uma lista secreta para eleger um novo presidente da Casa que não seja o vereador DINHO. Tem outro grupo de 06 vereadores da situação que resiste abertamente à reeleição do vereador DINHO e que tem como provável candidato a presidente o vereador JOÃO ALMEIDA, que disse ao galdinista que “não abre nem para o trem”!
Então minha gente, essa matemática de tantos veradores a favor e/ou contra, com estas tais listas de adesão secreta, etc, não está batendo com a realidade dos fatos e do que vem sendo tratado nos bastidores, com isso, mais uma vez a Casa de Napoleão Laureano vai ser palco de grandes surpresas no próximo dia 1º de Janeiro de 2025 e um NOVO vereador será o próximo presidente da Câmara. Claro que o vereador DINHO vai fazer de tudo para se manter na presidência da Casa, pois, tem planos para ser candidato a deputado estadual em 2026, e com isso, precisa do commando do Poder Legislativo Municipal para pavimentar com mais facilidade o sonho de chegar à Casa de Epitácio Pessoa.
O problema é que no modesto entendimento do galdinista, o vereador DINHO não poderá concorrer a mais uma reeleição. Os tempos são outros e a lei mudou recentemente. Agora, só são permitidos dois mandatos de presidente consecutivos. No caso em tela, o vereador DINHO já foi eleito presidente para os biênios 2021/2022(eleição) e 2023/2024(reeleição), assim sendo, NÃO VAI PODER DISPUTAR MAIS UM MANDATO SEGUIDO, que seria uma TERCEIRA RECONDUÇÃO para o biênio 2025/2026. Então, senhores vereadores(as) da Casa de Napoleão Laureano, podem refazer seus planos, suas matemáticas, seus acordos secretos, etc, que o vereador DINHO, em breve vai buscar uma saída honrosa e com isso vai desistir do pleito que se avisinha, uma vez que sua TERCEIRA recondução para presidência da Câmara, não será mais possível, por ser INCONSTITUCIONAL ( ADI 6674/2023 do MT, STF). Anotem aí…
Além disso, chegou ao conhecimento do galdinista que já tramita no Ministério Público da Paraíba, desde o dia 05 de dezembro próximo passado, um PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO de nº 001.2024.106775, que pede ao parquet estadual, que RECOMENDE ao vereador DINHO, que se ABSTENHA de concorrer novamente à presidência da Câmara da capital, por ser inconstitucional. E é exatamente isso, que deverá ocorrer nos próximos dias, ou seja, o galdinista acredita que o MP/PB e o Poder Judiciário, NÃO VÃO PEMITIR que DINHO DOWSLEY dispute uma 3ª RECONDUÇÃO à presidência da Casa de Napoleão Laureano, por ser totalmente inconstitucional.
Então, vem a pergunta: “Dinho saindo do páreo, quem o mesmo vai apoiar”? Anotem aí: Dinho vai apoiar o vereador MARCÍLIO DO HBE. Mas, tem outros vereadores que vão também querer concorrer ao pleito, entre eles podemos citar: JOÃO ALMEIDA(que já disse que não abre nem para o trem), JOÃO CORUJINHA, EDMILSON SOARES E MARMUTE CAVALCANTI. Então, vamos ter um final de ano muito agitado nos bastidores da Câmara Municipal de João Pessoa. O fato é que o vereador DINHO vai procurar uma saída honrosa, desistir do pleito e deverá ser convidado pelo prefeito Cícero Lucena para assumir uma importante secretaria na prefeitura da capital.
E por falar em futuros secretários, chegou também ao galdinista, a informação que o vereador Thiago Lucena, vai assumir a Secretaria de Ciência e Tecnologia, abrindovaga para o suplente RAONÍ MENDES. Que o vereador Tarcício Jardim, vai assumir a Secretaria da Guarda Municipal e abrir vaga para o suplente MÔ LIMA. Que a vereadora Jailma de Tibério, vai assumir uma secretaria importante e abrir vaga para o suplente ZEZINHO DO BOTAFOGO. Que o vereador pastor Waldir, vai assumir outra secretaria para abrir vaga para o suplente MIKIKA LEITÃO. E que o vereador DINHO, que não vai poder disputar uma terceira recondução para a presidência da Câmara Municipal, deverá ser agraciado também com uma importante secretaria. Pergunta final: “quem será eleito o futuro presidente da Casa de Napoleão Laureano” para o biênio 2025/2026? Não se surpreendam se for um vereador bastante habilidoso, que deverá ser o TERTIOS para manter a base aliada do prefeito Cícero unida e forte na Casa de Napoleão Laureano. Até a próxima GALDINIANA. Haja coração!