Opinião

Festa na APL é festa pra todas as Academias! - Por Mário Tourinho

Não se considere o termo “festa”, aqui destacado, como correspondendo àquele momento recreativo no qual até constem música, dança, bebidas etc. Não!

O termo “festa”, neste texto, está colocado, especificamente, como manifestação e sobretudo exaltação da e à cultura, na amplitude que abrange e que envolve, inclusive, o segmento técnico-científico!

Na tarde/noite da recente sexta feira  16 de setembro, a APL (Academia Paraibana de Letras) realizou mais uma dessas festas, desta feita coroada com a posse de seus novos Conselho  Diretor e Conselho Fiscal, e homenageando algumas personalidades como Sócio Benemérito, Correspondente e Sócio Honorário. E não podemos deixar de destacar que, como presidente do Conselho Diretor, o empossado foi o acadêmico Ramalho Leite, tendo, como seu vice, o outro “imortal” Francisco  de Sales Gaudêncio.

E em citando Francisco de Sales, com que alegria lá encontramos, após tantos anos, um outro Francisco: –  referimo-nos a Francisco Sales Cartaxo Rolim, com quem tivemos a honra de trabalhar, e muito aprender, nos anos 1977/1978, ele na condição de Secretário do Planejamento no Governo Ivan Bichara Sobreira! Atualmente ele está presidente da Academia Cajazeirense de Letras!

Como já indicado no título destes escritos, festa na APL é festa pra todas as Academias, ou seja, consegue reunir as tantas outras instituições desse gênero, daqui da Paraíba. E especificamente em relação às sediadas na cidade de João Pessoa, constatamos representações da de Medicina (João Medeiros), de Engenharia (Sérgio Rolim), de Letras Jurídicas (o presidente Eitel de Brito Pereira e dois ex-presidentes, Alberto  Sales e Ricardo Bezerra), de Administração (que tem por sigla APCA, neste evento representada pelo acadêmico Wallace Mendes de Carvalho e o subscritor deste texto), além das seis Academias de Letras com atuação municipal, incluindo, portanto, a de Cabedelo e a acima já mencionada, a Cajazeirense.

Realmente, foi uma festa tão marcante que repercutiu desde o “antes”, pois, se convidados já estávamos para dela participar face convite da própria APL, imagine-se que igual  convite recebemos originado de Belo Horizonte/MG, encaminhado pelo paraibano, ali radicado há anos, jornalista/publicitário Assis Tito, que nos advertia: – “Não falte, Mário… e me dê notícia de como foi a festa!”.

Todas as homenagens, pois, sejam declinadas à APL, que neste 2022 está comemorando nada menos do que 81 anos de atividades! Ela é, com todas as honras, a Academia-Mãe na Paraíba! E tem desenvolvido suas atividades como entidade das que mais contribuem com e para a cultura do povo paraibano!

Fonte: Mário Tourinho
Créditos: Polêmica Paraíba