As eleições do próximo ano, em João Pessoa, prometem ser emocionantes. De um lado, temos o prefeito Cícero Lucena (PP), com o poder da Prefeitura na sua mão, e do outro uma oposição que se torna cada vez mais forte.
É evidente que prefeito Cícero Lucena tem todo o aparato administrativo a seu favor, além de um possível apoio da máquina do Estado comandada pelo governador João Azevedo (PSB), o que não deixa dúvidas da existência de um conjunto de forças, já que ambos contam com um contingente elevado de lideranças políticas importantes que podem decidir uma eleição.
Porém, há de se observar que as oposições políticas, especialmente na capital paraibana, vêm demonstrando um crescimento incomensurável, a prova disto foram as eleições do ano passado quando os candidatos Nilvan Ferreira (PL) e Pedro Cunha Lima (PSDB), se tornaram vencedores no primeiro e segundo turno, respectivamente.
Talvez esse revés político na capital tenha acontecido por erros estratégicos do próprio grupo situacionista, já que o governador priorizou um maior investimento nas pequenas e médias cidades interioranas; ou seja, em termos de Estado o investimento no interior, foi excelente para a reeleição de João Azevedo que garantiu sua vitória, mas para o prefeito Cícero Lucena foi péssimo, já que em João Pessoa os investimentos do Estado foi menor em relação as demais regiões da Paraíba.
De todo modo, vemos que se houver uma união das oposições em torno de um nome que venha a calhar, a disputa na capital será duríssima. Mesmo sabendo que existem grandes nomes nas oposições para concorrer as eleições de 2024 em João Pessoa, como o deputado federal Cabo Gilberto Silva (PL), o comunicador Nilvan Ferreira (PL), o próprio deputado estadual Walber Virgolino (PL), vemos que se houver um consenso em torno do nome do deputado Ruy Carneiro (PSDB), a reeleição do prefeito Cícero Lucena ficará bastante comprometida, tendo em vista o potencial de votos que o parlamentar possui em todas áreas de João Pessoa.
A verdade é que as oposições nunca estiveram tão perto de fazer o próximo prefeito da capital, diante das dificuldades administrativas que a atual gestão vem passando, em que a população tem reclamado muito da falta de uma política pública mais presente nas comunidades, principalmente no que se refere à infraestrutura, à assistência social, à saúde, e a educação, que são os pontos mais frágeis da atual de Cícero.
Por outro lado, é cada vez mais visível a presença de ações oriundas do deputado Ruy Carneiro, sempre enviando recursos parlamentares para hospitais e instituições de caridades, além de enfrentamentos em defesa de melhorias salariais para as mais diversas categorias, como a classe dos enfermeiros, uma de suas lutas prioritárias no Congresso Nacional.
Aliás, não é de hoje que o parlamentar vem fazendo essa diferença. Enquanto outros deputados trilham por caminhos tortuosos, Ruy tem lutado bravamente por salvar vidas. Essa sua postura sempre em defesa das pessoas tem lhe credenciado para alçar voos mais altos, e talvez esteja bem próximo de galgar o seu sonho, que é governar a capital paraibana, João Pessoa.
Diante de tudo isso, não temos dúvidas de que de acordo com o cenário político que se aproxima, já se vislumbra uma grande chance de Ruy Carneiro disputar e vencer as eleições do próximo ano na capital. Pela forma responsável como vem conduzindo toda sua trajetória política, Ruy Carneiro deixa a entender que fará uma grande gestão, caso seja eleito prefeito de João Pessoa. Parece que está chegando a hora e vez do deputado Ruy Carneiro.
É agora ou nunca. E quem viver, verá!
Fonte: Gildo Araújo
Créditos: Polêmica Paraíba